Professor da UFMT participa do curso internacional “Conservation in Practice”, no Nepal

 O docente do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS), do campus de Sinop, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Domingos de Jesus Rodrigues, participou do curso internacional Conservation in Practice realizado no Nepal. As aulas, coordenadas pelo professor da Griffith University, Jean-Marc Hero, possibilitaram a interação da Griffith University e o PPBio Australasia com a UFMT, e a discussão da viabilização de intercâmbios e da implantação de cursos internacionais na instituição.

O curso, de campo internacional do programa de Bacharelado em Ciência da escola de meio ambiente, da Griffith University, teve a duração de quatro semanas, do dia 26 de novembro a 22 de dezembro de 2013. Sua programação reuniu inicialmente palestras de pesquisadores locais abordando problemas de gestão de áreas protegidas e os processos de tomada de decisão do mundo atual. Foi discutida também a execução de pesquisa e monitoramento da fauna e flora na grade do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), instalado no Parque Nacional de Chitwan, no Nepal. A outra etapa das atividades foi realizada na cordilheira do Himalaia, no Annapurna Conservation Area Project – ACAP (projeto Área de Conservação do Annapurna), onde abordaram-se as estratégias usadas para a conservação dessa região, desde a integração com as comunidades locais, fomento do turismo e criação de zonas de buffer.

Segundo o professor Domingos Rodrigues, integrante do Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-grossense (Nebam), a experiência trouxe algumas questões intrigantes como “a constatação de que o Nepal (um dos mais pobres países do mundo) possui uma boa base conservacionista, principalmente voltada para a conservação de sua biodiversidade”. Ele acrescenta, ainda, que “a interação da Griffith University e o PPBio Australasia com a UFMT (já que a UFMT também faz parte do PPBio-Brasil), está proporcionando o estreitamento de relações entre as duas instituições, com possibilidades futuras de cooperação técnica, possibilitando o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Além disso, está sendo discutida a criação de um curso internacional (Biodiversity and conservation: studying three Brazilian Biomes) nos três biomas que ocorrem no estado de Mato Grosso, envolvendo os programas de mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (campus de Cuiabá), programa de mestrado em Ciências Ambientais (campus de Sinop) e Environmental Futures Research Institute da Griffith University”.

Ascom UFMT

 

 

2 fashion photographers release books
free games online The ships are very amusing in how they’re designed

Is colored denim still in style
free online games Top 3 Essential And Practical Handbag Styles You Must Have

Fashion with a charitable edge
cheap wedding dresses if it is made of 100 percent silk fibers

Buy exclusive and premium quality clothing collection at one place
forever 21 If the cloth is loose enough

Tips on Fashion for Women With Curves
jeux the name which still stands today

Fly Was Unzipped At the Grammys
kleider ask questions later

10 Reasons for Personal Hygiene
ballkleider styles different coloring highlights . pair of shoes for males

Paintball Sticker Catches Your Eyes
cool math games but don’t thank me thank the fanny pack