Professor da UFRN lança em livro resultado de pesquisa sobre fibromialgia

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, às 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Midway, o médico e professor da UFRN Levi Higino Jales lança o livro “Fibromialgia – Abordagem Acadêmica e Multiprofissional”.

A publicação é resultado de estudos iniciados em 2012, incluindo premiada pesquisa realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que propôs tratamento para os sintomas da doença.

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica, que provoca variadas dores pelo corpo, fadiga, depressão e distúrbio do sono, prejudicando a qualidade de vida e as atividades rotineiras dos pacientes.

Maria do Socorro Gomes, por exemplo, tem 50 anos e sofre de dores constantes desde 2011, ano em que foi diagnosticada com tendinite e bursite. Sem melhora dos sintomas, Maria chegou a suspeitar que as dores fossem “psicológicas”, até descobrir que era portadora de fibromialgia, síndrome comum em mulheres entre 25 e 60 anos.

O assunto desperta a atenção do médico e professor do HUOL-UFRN, Levi Higino Jales, desde 2012, quando começou a pesquisa intitulada “Estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua em fibromialgia: efeitos sobre a dor e qualidade de vida, avaliados clinicamente e por cintilografia de perfusão cerebral”.

Ascom UFRN