Professor da UFSCar lança dois novos livros sobre Educação a Distância

Obras discutem temáticas fundamentais para o entendimento da EaD e da aprendizagem efetiva.

O professor e gestor em Educação a Distância (EaD) da UFSCar, Daniel Mill, organizou e lançou recentemente os livros sobre EaD “Escritos sobre educação – Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes” e “Educação a Distância – Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo”.

A educação a distância brasileira tem passado por uma vertiginosa expansão nos últimos anos e recebido muita atenção de entusiastas e críticos, sejam eles educadores, investidores ou políticos interessados em atender a demanda por cursos de nível superior no Brasil.

No entanto, o professor Daniel Mill afirma que “todo esse movimento não foi acompanhado suficientemente por estudos e pesquisas sobre os diversos aspectos da modalidade”. Desta forma, as obras buscam contribuir para pensar a educação em geral e a EaD em particular, ao discutirem temáticas fundamentais para o entendimento da modalidade e da aprendizagem efetiva.

O livro “Escritos sobre educação – Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes” apresenta reflexões sobre as transformações mais recentes do fazer pedagógico imerso num contexto cibercultural. Segundo Mill, há certos aspectos decorrentes da emergência das tecnologias digitais de informação e comunicação que já não podem ser ignoradas nas reflexões sobre o ensino-aprendizagem e muito menos nas práticas pedagógicas contemporâneas.

E, de acordo com o professor, este tem sido um dos grandes desafios desta última virada de século: agregar valor ao ensino-aprendizagem pela incorporação de possibilidades tecnológicas emergentes. É nesse sentido que o livro se propõe a buscar um caminho especial: evidenciar o valor que pode ser acrescentado na formação do cidadão por meio dos estudos sobre educação e tecnologias digitais.

Já a obra “Educação a Distância – Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo”, organizada por Mill, em parceria com o professor Gustavo Maciel, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tem como base diversas pesquisas de diferentes instituições brasileiras e representa um esforço para compreender o fenômeno de ensino-aprendizagem na EaD, com o desejo de que as futuras propostas pedagógicas de cursos virtuais deixem de ser constituídas sob herança da educação presencial, assimiladas muitas vezes de forma acrítica.

O livro traz textos que tratam dos elementos básicos da educação: ensino/docentes, aprendizagem/estudantes, materiais didáticos/tecnologias e concepção/gestão dos processos formativos. Cada um por seu turno, os textos buscam proporcionar reflexões sobre o fenômeno pedagógico na contemporaneidade. É um convite à reflexão sobre os desafios cotidianos de estudantes, educadores (professores, tutores e outros) e gestores de EaD.

“Escritos sobre educação – Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes” é publicado pela Editora Paulus e “Educação a Distância – Elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo” é lançado pela editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFTM).

 

 

Ascom UFSCar

 

 

talks to FHM about his neck injury
watch game of thrones online free then cook to delicious perfection on your backyard grill

CHANEL is a kind of style
free games online superstar internet

How to Rock a Plus Size Bikini
free online games If you’re brave

Wolverine 1000 Mile resole results
cheap wedding dresses A special outfit or prop is one thing

Fashion Guide for Summer 2013
forever 21 Jakks is beginning to do well in the fashion doll space

Smaller is better when it comes to G
jeux fr Sitting front and center with dad David Beckham

Best Western Plus Fresno Inn
ballkleider Other cute hairstyles for little girls with long hair include braids

WebProNews Directory Blog Blog Archive Possible Virtual Assistants Category
cool math games Due to this