Professor da UFSCar lança livros sobre as relações internacionais e os novos segmentos do turismo contemporâneo

Professor da UFSCar lança livros sobre as relações internacionais e os novos segmentos do turismo contemporâneo

Obras discorrem sobre o turismo de compras, perspectivas para as chamadas “cidades gêmeas” da fronteira brasileira e novidades do setor turístico

O professor Thiago Allis, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba da UFSCar, lançou no último dia 17 de agosto, durante o “II Seminário Turismo e Paradiplomacia das Cidades”, realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Jaguarão (RS), o livro “Turismo e Relações Internacionais: Fronteiras Transnacionais, Paradiplomacia das Cidades e Inserção Internacional do Brasil”. A obra foi escrita em parceria com os docentes Angela Teberga, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e egressa do curso de Turismo da UFSCar, e Vinicius Raszl, da Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETESP).

O livro origina-se de um estudo realizado pelos três professores sobre o turismo de compras e as perspectivas para as chamadas “cidades gêmeas” da fronteira brasileira, que poderão ser beneficiadas com o previsto na Lei 12.723, de 2012, que permite a instalação de free shops em fronteiras terrestres nacionais. “Cidades gêmeas”, segundo o Ministério da Integração Nacional, são municípios cortados pela linha de fronteira, seja terrestre ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural.

Além do livro “Turismo e Relações Internacionais”, Thiago Allis também assina o capítulo intitulado “Turismo urbano: desafios e oportunidades para grandes cidades”, em parceria com a professora Maité Echarri, da Universidade de Havana (Cuba). O capítulo faz parte do livro “Produtos turísticos e novos segmentos de mercado: planejamento, criação e comercialização”, cujo objetivo é apresentar a realidade do turismo contemporâneo.
A obra aborda segmentos turísticos consolidados e novos segmentos, como o turismo criativo, turismo de experiência, cicloturismo, turismo cervejeiro e turismo em favela entre aqueles que vêm se destacando no cenário brasileiro. A publicação será lançada às 19 horas do dia 26 de agosto, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Coordenação de Comunicação da UFSCar

Compartilhar