Professor da UFU lança livro sobre aplicação de Fitossanitários

“Manual de Aplicação de Produtos Fitossanitários”, este é o título do livro lançado este mês, pelo professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (ICIAG/UFU) João Paulo Rodrigues da Cunha e Jesús Vazquez Minguela, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Politécnica de Madrid.

“O livro mostra o procedimento para aplicação correta de herbicidas, fungicidas e inseticidas, com vista a conseguir simultaneamente, eficácia, proteção do ambiente, dos trabalhadores envolvidos e dos consumidores”, explica João Paulo Cunha.

A obra, resultado de 10 anos de pesquisa, é destinada a profissionais (técnicos, agricultores e aplicadores) e estudantes envolvidos com os tratamentos fitossanitários (defensivos agrícolas), sejam eles em pequenas, médias ou grandes propriedades. São apresentadas as técnicas e os equipamentos de aplicação, com explicações detalhadas do planejamento, incluindo figuras e fotografias.

Com 588 páginas, o livro tem uma tiragem de 1000 exemplares e foi publicado pela Aprenda Fácil Editora, de Viçosa, Minas Gerais. Segundo o professor a idéia de lançar o livro surgiu da necessidade do cuidado com o ambiente e com a saúde humana e animal, exigência da sociedade moderna.