Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro de fotografias e poemas

Professor da UNIR e fotógrafa lançam livro de fotografias e poemas

O professor Miguel Nenevé, docente do Departamento de Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que também é escritor e poeta, escreveu em parceria com a médica e fotógrafa Veronica Barreto o livro “Pelos Caminhos do Olhar”, lançado em setembro em Santa Catarina. A obra é resultado de um projeto apresentado em Campo Alegre, Santa Catarina, que venceu um concurso para produção artístico cultural e reúne fotografias e poemas.

Para elaboração do livro, Veronica Barreto encarregou-se das fotos e Nenevé dos poemas. As fotos que ilustram o livro foram feitas no nordeste brasileiro, em Curitiba, no interior de Santa Catarina, nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, e na Europa. A fotógrafa explica no prefácio que a escolha das fotos ocorreu “gradativamente, sem nenhum roteiro pré-determinado, à medida que surgia uma oportunidade de fotografar, no dia a dia ou nas expedições fotográficas que participo por puro lazer”.

Para cada foto selecionada, o professor escreveu um poema. Na interpretação de Veronica, “os poemas do professor Miguel Nenevé são traduções livres das fotos”, mas “cada leitor pode fazer também sua tradução”.

A cidade de Campo Alegre foi o lugar onde nasceu o professor Miguel Nenevé. E mesmo tendo saído de lá muito cedo para estudar, ele sempre manteve uma ligação muito forte com sua terra natal. Foi daí que os autores tiveram a ideia de ir a Campo Alegre para incluir suas paisagens no livro. É também por esse motivo que a cidade recebeu destaque na obra.

“A Campo Alegre montanhosa, silenciosa, verdejante, adornada de cascatas de águas cristalinas, um pouco francesa e muito alemã, da festa do pinhão, […] do clima ameno no verão e rigoroso no inverno, da argila pura do caulim, das fazendo do interior, da neblina nas estradas […]”, conforme descreveu o professor doutor Valdir Vegini (UNIR) na contracapa do livro.

Nenevé declara que “escrever o livro sobre a terra Natal é uma forma de voltar ao passado, de abrir as janelas para lembranças, talvez para tanta coisa que gostaria de dizer de outro jeito em outros tempos”. Ele afirma que desejava fazer isso há muito tempo e que a amizade com Veronica Barreto ajudou a colocar o projeto em prática. Tudo começou com um poema que o professor escreveu para uma foto que verônica postou em uma rede social.

“Vi que ela postava fotos muito lindas do interior de Rio Grande do Norte, do interior da Paraíba, do pôr do sol, entre outras. Um dia escrevi um poema para uma foto de palmeiras elegantes ao lado do caminho. Ela gostou. Então eu disse: Vamos fazer um livro de fotos e poemas? Ela topou. Eu falei então que ela teria que ir a Santa Catarina, bem no interior onde eu nasci, pois eu queria fotos de lá, de um lugarejo especial, Campo Alegre, até para homenagear meu pai que tinha falecido recentemente. Ela topou. E o livro saiu, Veronica é médica, mas grande amante da fotografia”, disse o professor.

O livro também foi lançado em Natal e, de acordo com Nenevé, foi um sucesso. Os autores pretendem lançá-lo em Porto Velho, no próximo dia 17 de dezembro. O projeto deu tão certo que eles receberam uma proposta para fazer um livro no mesmo formato sobre o Nordeste.

Assessoria de Comunicação – Universidade Federal de Rondônia 

Compartilhar