Professor de medicina pode se inscrever para elaborar questões

Profissionais de atividade docente na área de medicina podem fazer a inscrição, até o dia 22 próximo, para participar da seleção e credenciamento de elaboradores e revisores de questões do Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida).

Para se inscrever, o profissional deve apresentar diploma de graduação em medicina, registro profissional no Conselho Regional de Medicina, além de exercer atividade docente em instituição de educação superior credenciada pelo Poder Público nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, medicina de família e comunidade (saúde coletiva), pediatria, ginecologia e obstetrícia.

O cadastramento dos selecionados servirá para participação em outros exames na área de medicina que vierem a ocorrer.

Aplicado anualmente desde 2011, o Revalida é uma estratégia de unificação nacional do processo de revalidação de diplomas com base nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina. A prova é realizada por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior.

As inscrições para a elaboração ou revisão de questões devem ser feitas on-line, na página do BNI na internet.

O Edital nº 8/2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com a chamada pública para seleção e credenciamento de elaboradores e revisores do BNI, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 1º de junho.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep