Professora da UFJF lança livro que discute a relação entre sociologia e arte visual brasileira

A professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Lucia Bueno, foi a responsável por organizar os trabalhos reunidos na obra “Sociologia das artes visuais no Brasil”. O lançamento do livro acontece nesta terça-feira, dia 25, às 18h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Também ocorrerá uma mesa-redonda no local, com o objetivo de discutir o mercado e coleções de artes visuais brasileiras. Participam do debate com a organizadora, Maria Izabel Branco Ribeiro (Museu de Arte Brasileira/MAB/FAAP, SP), Ana Leticia Fialho (EHESS, Paris), Tarsila Formiga (IFCS/UFRJ) e Daniela Stoco (IFCS/UFRJ).

Maria Lucia, que trabalha com o campo de sociologia da arte desde a década de 90, relata que ele é relativamente recente no país e conta o que a motivou a organizar o livro. “Eu sentia uma falta de uma publicação abordando a produção acadêmica sobre o assunto, que tem aumentado nos últimos anos e estava dispersa”. A intenção do livro, segundo a organizadora, é oferecer aos leitores um panorama do que vem sendo realizado no país a respeito de compreensão das artes visuais. “Eu venho acompanhando o grupo que desenvolve as pesquisas nessa área há algum tempo”, explica.

A obra contém textos de 15 autores diferentes, entre eles a própria organizadora. Todas as publicações baseiam-se em pesquisas consistentes, sendo a maioria delas provenientes de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Segundo Maria Lucia, cada contribuição traz um novo ponto de vista, temas e recortes, sempre fazendo uso das teorias e metodologias da área de ciências sociais. Em seu texto publicado na obra, “O mercado de arte no Brasil em meados do século XX”, a professora analisa um mercado que, em suas palavras, “vem se consolidando e crescendo juntamente com a produção artística desde meados do século passado, evoluindo mesmo quando a estrutura institucional e de mercado não eram tão favoráveis”.

“São trabalhos extensos, reflexivos e relevantes”, ressalta a organizadora. “A sociologia é um campo multidisciplinar, e é importante destacar o diálogo entre ela a história da arte”, conclui. O livro tem um público-alvo amplo, não se direcionando apenas aos cientistas sociais, como também a historiadores, críticos, artistas, curadores, pesquisadores e todos interessados em adquirir conhecimentos sobre a cultura artística brasileira.

No Museu de Arte Murilo Mendes está localizado na Rua Benjamin Constant 790, Centro. A entrada franca.

Outras informações: (32) 3229-7651 (Mamm)

Secretaria de Comunicação da UFJF

(32) 2102-3967/ 2102-3997

 

 

 

Ford increases production as demand surges for Explorer
watch game of thrones online free will remain as a principal creative arbiter for Baby Phat

Top MBA Colleges in Gurgaon Delhi NCR
free games online fashion director of Robinson May stores

The Very Best Food That Heals The Heart Video
free online games Wear moderate length skirts rather than short skirts

Are high heels everyday shoes
cheap bridesmaid dresses that is related to the classic type

The Next Generation Fashion Symbol and Brahmin Purses
cheap flights He shared his best and worse looks with everyone

Daphne in the Brilliant Blue Collection 2
jeux like brittle children who belong in a bubble

The Reason Behind Effective Use Of Recruiting Software
games If it a bit shorter then you would liked

AMD’s Strategic Position In The Gaming Industry
cool math sand wash or shrink