Professora da UFJF publica livro da área biomédica nos EUA

Rossana: “Uma das características dessa série é o fato de os capítulos incluírem o protocolo detalhado de cada metodologia, facilitando a aplicação da técnica”

Acaba de ser divulgado nos Estados Unidos, o livro “Light Microscopy: Methods and Protocols”, editado pela professora Rossana Melo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo professor Hélio Chiarini Garcia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O convite foi feito por uma das maiores e mais prestigiadas editoras da área científica no contexto mundial, a Editora Springer/Humana Press.

A edição de número 689, faz parte da série “Methods in Molecular Biology”, que vem sendo publicada há 20 anos, com mais de 600 livros dentro de diferentes assuntos na área biomédica. Os métodos apresentados têm aplicação no estudo de imunologia, biologia do câncer, sinalização celular, inflamação, odontologia, biologia reprodutiva e vegetal e ecologia, dentre outras.

A obra possui 14 capítulos escritos por pesquisadores brasileiros e de diferentes instituições internacionais, 68 ilustrações, incluindo 34 imagens em cores e está sendo distribuído em cerca de 30 países. Da UFJF, contribuíram como autores de capítulos os professores Fábio Roland, Carolina Soares e Heloísa D’Avila.

Este exemplar abrange uma variedade de métodos baseados em microscopia – campo claro e fluorescência – fundamentais para o entendimento de diferentes questões biológicas. Além disso, explora princípios e avanços em microscopia de fluorescência.

Segundo Rossana, que também é autora de dois capítulos do livro, “uma das características dessa série é o fato de os capítulos incluírem o protocolo detalhado, step by step, de cada metodologia, facilitando assim a aplicação da técnica. Além disso, tem ampla divulgação e aparece indexada no pubmed”.

O livro está sendo vendido na forma impressa, capa dura, e como e-book, e pode ser adquirido no site da editora Springer ou no site Amazon. No Brasil, chega a livrarias especializadas no segundo semestre.

Professora visitante da Universidade Harvard

A professora Rossana Melo é graduada em Farmácia e Bioquímica, possui mestrado (1989) e doutorado (1996) em Biologia Celular pela UFMG e pós-doutorado pela Universidade Harvard (2002-2005). Atualmente, é professora associada na UFJF e cientista/professora visitante na Universidade Harvard.

Na UFJF implantou o Laboratório de Biologia Celular e o Grupo de Pesquisas em Biologia Celular o qual lidera desde 1995. É coordenadora geral do setor de Relações Internacionais (CRI) da UFJF desde 2006. Em 2007, foi eleita membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), gestão 2008-2010.

Tem experiência na área de Biologia Celular, atuando, principalmente, nos seguintes temas: inflamação, doenças infecciosas, transporte intracelular, secreção celular, microscopia eletrônica.
20 milhões de citações

O Pubmed www.pubmed.org é um site que inclui mais de 20 milhões de citações para a literatura biomédica, revistas de ciências da vida e livros online.
Para conhecer a Editora Springer clique aqui
Outras informações: (32) 3229-3206 ramal: 215 (Instituto de Ciências Biológicas)