Professora da UFOP lança livro em Congresso Nacional de Comunicação

Professora da UFOP lança livro em Congresso Nacional de Comunicação

A Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 5 de setembro, em Fortaleza, durante a realização do 35º Congresso da Intercom. O livro, organizado pelas jornalistas e professoras mineiras Nair Prata (UFOP) e Maria Cláudia Santos, tem prefácio do presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt. O trabalho é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 121 autores.

Publicada pela Editora Insular com o apoio da Intercom, a Enciclopédia apresenta as biografias – com fotos – dos 231 mais importantes radialistas esportivos de todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Segundo a professora Nair, “o livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.
 
A professora Maria Cláudia explica: “Certamente, se fôssemos levantar e biografar os nomes mais importantes do rádio esportivo brasileiro, uma saída óbvia seria apenas o eixo Rio-São Paulo, além de alguns radialistas mais visados aqui e ali. Assim, decidimos fazer uma pesquisa em que cada Estado pudesse definir e biografar os seus nomes mais importantes. O resultado é um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o país como um todo”.

A primeira etapa da pesquisa consistiu na formação do grupo de investigadores, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal. Ao final, participaram da Enciclopédia 84 pesquisadores, que contaram com a colaboração de 37 estudantes de graduação – ao todo, 121 pessoas envolvidas.

Depois de montado o grupo de pesquisadores, cada Estado fez um levantamento dos nomes mais importantes do rádio esportivo da sua região. A orientação era que cada grupo biografasse as principais pessoas – vivas ou falecidas – que, de forma decisiva, contribuíram para a construção e consolidação da programação esportiva radiofônica do seu Estado.

Montada a grande lista dos nomes a serem biografados, os pesquisadores saíram a campo e realizaram entrevistas, buscaram livros, procuraram sites, vasculharam arquivos de fotos. O resultado, apresentado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, é a trajetória de 231 profissionais que, de Norte a Sul, marcaram – ou ainda marcam – o cenário esportivo radiofônico do país.

A partir do lançamento, a Enciclopédia estará disponível para venda pelo site da Editora Insular: www.insular.com.br

Serviço
Lançamento do livro: Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro
Local: Centro de Convivência da Universidade de Fortaleza – Fortaleza – Ceará
Data: 05 de setembro de 2012
Horário: 17h às 18h
Contatos: (31)9985-5826 – Nair Prata ou (31)9757-8756 – Maria Cláudia Santos ou www.insular.com.br

 

 

Fashion Tips Trends for Men in 2009
watch game of thrones online free In a segment of the E

Day Threats and High Spam Levels
free games online They are expensive because of a combination of quality in leather

Workings of Three Types of Restaurant Fire Suppression
free online games I was first made aware of environmental issues

How To Choose Sunscreen For A Child Video
vintage wedding dresses 8 million from

Michael Kors Holdings Limited Management Discusses Q4 2013 Results
cheapest flights I can have a cigarette’

Cool Code Trumps Share Price
forever21 and the score remains a triumph

UFC 113 Machida vs Shogun 2 ends in upset
free online games how to get the railroad used chi town

Other Types of Bikini Waxes Besides Brazilian
kleider based in drawing in boutique

Compartilhar