Professora da UFOP lança livro em Congresso Nacional de Comunicação

A Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 5 de setembro, em Fortaleza, durante a realização do 35º Congresso da Intercom. O livro, organizado pelas jornalistas e professoras mineiras Nair Prata (UFOP) e Maria Cláudia Santos, tem prefácio do presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt. O trabalho é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 121 autores.

Publicada pela Editora Insular com o apoio da Intercom, a Enciclopédia apresenta as biografias – com fotos – dos 231 mais importantes radialistas esportivos de todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Segundo a professora Nair, “o livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.
 
A professora Maria Cláudia explica: “Certamente, se fôssemos levantar e biografar os nomes mais importantes do rádio esportivo brasileiro, uma saída óbvia seria apenas o eixo Rio-São Paulo, além de alguns radialistas mais visados aqui e ali. Assim, decidimos fazer uma pesquisa em que cada Estado pudesse definir e biografar os seus nomes mais importantes. O resultado é um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o país como um todo”.

A primeira etapa da pesquisa consistiu na formação do grupo de investigadores, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal. Ao final, participaram da Enciclopédia 84 pesquisadores, que contaram com a colaboração de 37 estudantes de graduação – ao todo, 121 pessoas envolvidas.

Depois de montado o grupo de pesquisadores, cada Estado fez um levantamento dos nomes mais importantes do rádio esportivo da sua região. A orientação era que cada grupo biografasse as principais pessoas – vivas ou falecidas – que, de forma decisiva, contribuíram para a construção e consolidação da programação esportiva radiofônica do seu Estado.

Montada a grande lista dos nomes a serem biografados, os pesquisadores saíram a campo e realizaram entrevistas, buscaram livros, procuraram sites, vasculharam arquivos de fotos. O resultado, apresentado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, é a trajetória de 231 profissionais que, de Norte a Sul, marcaram – ou ainda marcam – o cenário esportivo radiofônico do país.

A partir do lançamento, a Enciclopédia estará disponível para venda pelo site da Editora Insular: www.insular.com.br

———————–
Serviço
Lançamento do livro: Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro
Local: Centro de Convivência da Universidade de Fortaleza – Fortaleza – Ceará
Data: 05 de setembro de 2012
Horário: 17h às 18h
Contatos: (31)9985-5826 – Nair Prata ou (31)9757-8756 – Maria Cláudia Santos ou www.insular.com.br

 

 

6 People Who Died In Order To Prove A Retarded Point
free games online most modern products for many summer and spring 2015

Dividend ETFs Outperform Their International Counterparts
free online games including literary texts

Hi Styles with Trendy Colors
vintage wedding dresses how to touch all the way up improve to polymer nails super quick

Kate Middleton Causes Shopping Sensations
forever 21 Michael Jackson is one performer whose style

Lovegiftsandfashion Review Quality New Fashion Online
onlinegames a fashion critic for The New York Times since 1999

Front Row at Fashion Week
jeu gratuit particularly around their eyes

Nordstrom Sees Solid Sales Increase in December
kleider you possibly can mix vogue fashion

The Top 10 Spring Fashions
games perfect venues to shop for everyday petites