Professora da UFSC lança livro com conferência inédita de Pierre Bourdieu

A professora Ione Ribeiro Valle, associada ao Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC), reuniu no livro um conjunto de artigos centrados principalmente na sociologia da educação e na sociologia política propostas por Pierre Bourdieu, consagrado sociólogo francês.

“Na verdade, como refundador da sociologia contemporânea, Pierre Bourdieu desenvolve uma ‘sociologia geral’ de inspiração durkheimiana e weberiana, articulando notadamente processos de socialização e de legitimação. Isso lhe permite renovar em profundidade o estudo de muitos objetos e de muitas questões. Ele se interessa, por exemplo, pela contribuição específica da escola na reprodução das desigualdades e nas relações de dominação, assim como na sua legitimação”, descreve a professora. Em um dos capítulos do livro, consta uma conferência inédita do autor, inclusive na França, intitulada “A dominação”. Ione trabalhou em conjunto com o professor Charles Soulié do Université de Paris VIII, o qual “ajudou incansavelmente na produção da obra”, segundo a professora. O público alvo é especialmente pesquisadores das ciências humanas e sociais, em particular vinculados ao campo educacional.

O lançamento do livro “Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação” acontecerá dia 22, quinta-feira, às 18h, durante a Feira do Livro da Editora da UFSC (EdUFSC)edição 2019/2. A Feira será realizada nas dependências da Livraria da EdUFSC e em frente à vitrine deste espaço, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, entre os dias 05 a 30 de agosto de 2019.