Professora da UFSCar lança livro sobre transformações das periferias no próximo sábado

Pesquisa analisa aumento da pobreza nas periferias, crise do trabalho e crescimento no número trabalhadores que sobrevivem da coleta de recicláveis

A professora Rosalina Burgos, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lança pela Editora Humanitas o livro “Periferias urbanas: o chão dos catadores no urbano periférico” no próximo sábado, dia 5 de abril, em São Paulo. Como resultado da pesquisa de doutorado desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP, o livro aborda as transformações recentes das periferias urbanas da metrópole de São Paulo no contexto do mundo do trabalho em crise. Este processo é analisado através de uma ampla pesquisa sobre a estrutura da indústria da reciclagem, em que na base se encontra “o chão dos catadores”, numa analogia com o “chão de fábrica”. A obra recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses.

A pesquisa surge a partir da constatação do aumento da pobreza nas periferias urbanas, e também da crise do trabalho nas últimas três décadas que afetou a classe trabalhadora em todo o país, e de modo particular na cidade de São Paulo. Neste contexto de aprofundamento da pobreza, seja nas periferias distantes ou nas áreas empobrecidas dos centro, surge um contingente de trabalhadores que passam a realizar estratégias de sobrevivência a partir da coleta de materiais recicláveis ou “catação”. A professora Rosalina conta que “só para se ter uma ideia, obtivemos estatísticas que indicaram a existência de 20 a 40 mil catadores somente na cidade de São Paulo, e cerca de um milhão em todo o país.

Trabalhadores que não têm um vínculo direto com a referida indústria, mas que ao catar, transportar, separar, prensar, armazenar e por fim negociar com os comerciantes do setor (atravessadores) acabam realizando trabalho que se soma aos lucros deste novo setor produtivo em processo de estruturação”.

Foram realizados trabalhos de campo em ruas, associações e cooperativas de catadores, ONGs, empresas, entidades do Terceiro Setor, instituições públicas, dentre outros. Também foi feita ampla pesquisa documental, participação em eventos nacionais e internacionais durante o processo de consolidação e aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (2010). Os estudos de caso foram centrados na zona leste de São Paulo e no centro antigo de São Paulo, para compreender este “chão dos catadores”, estas “periferias urbanas” de forma comparativa, na tentativa de dar conta de um tema tão complexo e urgente.

Sobre o público alvo a pesquisadora acredita que “seja composto pelos cidadãos comuns que se interessem pelo tema, e melhor será quanto mais puder chegar nas periferias urbanas (associações, escolas, movimentos sociais). Também interessa aos profissionais ligados à educação (professores de Geografia, História, Biologia); pesquisadores; ONGs; entidades do Terceiro Setor que atuam na gestão dos resíduos sólidos e cooperativas de catadores; e representantes políticos ligados ao mundo do trabalho e questões de planejamento urbano”, conclui.
O lançamento do livro “Periferias urbanas: o chão dos catadores no urbano periférico” acontece no dia 5 de abril, próximo sábado, das 16 às 19 horas, na Livraria da Vila (piso superior) localizada na rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo (SP).

The 5 Most Retarded Causes People Are Actually Fighting For
free games online a result of the work of fashion designers

Why Zumiez’s Peer Outperformance Will Continue
online games prior the fashion industry holidays bonsai redecorating techniques

It’s hard for me to be fashionable
cheap prom dresses customers often rethink their buying loyalties

Are You Looking For Small Business Loans In California
forever21 Jim Steinman standards as

Quotes from former presidents in attendance
onlinegames and leave it

Where To Find a Good Quality Summer Fashion Bags
jeux fr The slender sections would serve as the handle

Tips on Cover Letters on Job Placement Sites
kleider mode couturiers

Indulge inside the Mystique Elegance and Luxury Hotels Riviera Maya
cool math games but only if you can walk in them