Professora da UFSJ lança livro sobre comunicação regional

“Tom regional: a voz dos filhos da terra”, organizado pelos professores Filomena Maria Avelina Bomfim (UFSJ) e Roni Petterson de Miranda Pacheco (UFRR), será lançado no dia 14 de outubro, às 19h, no Centro Cultural da UFSJ, e às 20h, no Espaço Calêndula, em São João del-Rei.

Resultado das monografias orientadas pela professora Filomena quando lecionava no curso de Comunicação Social da PUC Minas em Arcos, no Centro-Oeste mineiro, o livro reúne 14 artigos de jovens pesquisadores que formaram o Grupo Comunicacional de Arcos, cuja trajetória acadêmica irradiou-se pelo país. Esse “esforço notável pela pesquisa” começou a ganhar visibilidade já em 2004, quando quatro alunos participaram do I Colóquio de Comunicação Regional para o Desenvolvimento, realizado em Araçatuba (SP), chamando a atenção de ninguém menos que José Marques de Melo, professor emérito da Universidade de São Paulo, um dos mais respeitados teóricos do país, presidente do Conselho Curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e também “um jornalista do interior”, como ele mesmo se define.

É de Marques de Melo o elogioso prefácio de “Tom regional”, no qual escreve: “São raros os mestres que constroem uma carreira em sintonia com os alunos, incentivando-os a pesquisar e convertendo-os em produtores de conhecimento. A professora mineira Filomena Bomfim constitui uma dessas felizes exceções. (…) Nesse processo de humanização intensiva, Filomena adota uma postura didática rigorosamente paulofreireana. Educa-se com seus educandos para melhor educá-los.” O catedrático registrou, e vem divulgando, o conceito de jornalismo regional proposto pelo Grupo de Arcos: aquele que assume sem contradições seu caráter regionalista, em sintonia com os grandes temas que pautam a aldeia global.

A consolidação desse tom nos fóruns nacionais das ciências da Comunicação vem impulsionando também novas abordagens em outros cenários, sejam eles profissionais ou acadêmicos. “Foi pela publicação daquela minha primeira pesquisa que tomei gosto pela academia. Por ela, tenho referência do quanto amadureci como pesquisador”, afirma o co-organizador Roni Petterson, que hoje estuda o jornalismo que se faz em Roraima e região. O livro será vendido a R$ 20.