Professora de Serviço Social da UFPI lança livro sobre gestão urbana

A Universidade Federal do Piauí promoverá, no próximo dia 16 de setembro, às 18 horas, no CCHL, o lançamento do livro “Gestão Urbana e Políticas de Habitação Social: análise de uma experiência de urbanização de favelas”, de autoria da Profa. Dra. Antônia Jesuíta de Lima, do curso de Serviço Social da UFPI.

O livro apresenta uma análise sobre o Projeto Vila-Bairro, uma iniciativa de urbanização de favelas implementada pelo governo municipal no período de 1997 a 2004. Antônia Jesuíta toma como referência empírica uma intervenção em Teresina, no Piauí, que se inscreveu no registro das iniciativas inovadoras por dispensar um tratamento diferenciado às ocupações coletivas e propor-se a reduzir os elevados níveis de pobreza e segregação socioespacial pela melhoria das condições urbanas e sociais dos assentamentos precários.

Segundo a Profa. Dra. Antônia Jesuíta de Lima, o livro busca contribuir para o debate sobre a gestão urbana, destacando a atuação das administrações municipais a partir da década de 90 no campo da habitação popular. “[O livro] Discute os impasses na configuração de uma política nacional de habitação e no enfrentamento da questão da moradia no país.

Questiona as ambiguidades geradas com os programas de urbanização de favelas que, embora promovam melhoria das condições de vida locais, tendem a produzir um processo de valorização fundiária e expulsão dos mais pobres por outros de renda mais elevada. Outro eixo de análise da obra privilegia a discussão sobre a participação popular em programas governamentais, a partir do que se conclui pela prevalência de uma participação instrumental em detrimento da partilha efetiva da sociedade civil nas decisões públicas. Assim, a grande contribuição do livro é a de recolocar o debate sobre o padrão regressivo das políticas sociais brasileiras”, relata.

Antônia Jesuíta é mestre em Serviço Social e doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP. É professora do Departamento de Serviço Social e dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Políticas Públicas e Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí. É autora dos livros “As Multifaces da pobreza: formas de vida e representações simbólicas dos pobres urbanos” e “Favela COHEBE: uma história de luta por habitação popular”, além de organizadora do livro “Cidades Brasileiras: atores, processos e gestão pública”.