Professores da UAG lançam livro sobre as aves e Editora Universitária reedita livro sobre ensino de Biologia na UFRPE

Professores da UAG lançam livro sobre as aves

As aves da Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha (PB), apresentam peculiaridades graças à rígida conservação da reserva. A fim de tratar desse assunto, os professores da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) Rachel Maria de Lyra Neves e Wallace Rodrigues Telino Júnior lançam o livro As aves da Fazenda Tamanduá.

De acordo com os autores, desde a implantação da reserva legal da fazenda, as ações de caça e retirada de madeira são veementemente proibidas na área, o que já colabora bastante com a manutenção das espécies que utilizam a área para abrigo e continuidade do seu ciclo biológico, sendo comprovado nos primeiros estudos desenvolvidos no final da década de 1990, listando um total de145 espécies de aves (Telino-Júnior et al. 2005).

As diversas ações desenvolvidas no intuito de viabilizar o equilíbrio no ecossistema, como a preocupação com atividades orgânicas que impedem a utilização de defensivos químicos, promovem a conservação e permitem a manutenção de espécies mais exigentes – fato comprovado pelas pesquisas desenvolvidas em anos posteriores –, como Ortalis guttata, Picumnus pygmaeus, P. fulvescens e Cranioleuca semicinerea.

Além dessas espécies, os autores salientam, no livro, a presença, em abundância, de aves exploradas comercialmente, pela beleza e pelo canto, como aquelas das famílias de traupídeos e emberizídeos, a exemplo de grandes bandos do canário-da-terra (Sicalis flaveola).
Mais informações pelos telefones: (87) 3761.0969 / 0882.


Editora Universitária reedita livro sobre ensino de Biologia

A Editora Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) publicou a segunda edição do livro Ensino de Biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Organizado pelos professores Zélia Jófili e Argus Vasconcelos de Almeida, o livro conta com a contribuição dos palestrantes e conferencistas do III Erebio-NE, importante encontro da área. 
De acordo com os participantes da obra, o intuito é contribuir para fazer circular importantes reflexões e ampliar os significados do ensino de Biologia em espaços educativos formais e não-formais. “O livro contribui não somente para revitalizar muitos desses significados como também para construir nossas identidades como educadores”, destaca, no livro, a presidente da Diretoria Nacional da SBenBio, Sandra Escovedo Selles.
Mais informações pelo telefone: 3320.6171.