Professores da UFOP junto a UNESCO criam projeto para fabricação de sabão Artesanal

O projeto é realizado em parceria com a Unesco. O curso “Fabricação do sabão artesanal: proteção dos recursos hídricos e auxílio no combate à pandemia da Covid-19” será disponibilizado em um canal do YouTube de forma totalmente gratuita.

O sabão artesanal será feito a partir de óleo usado e o curso vai incluir noções de sustentabilidade e empreendedorismo. Também serão oferecidas dicas de como vender os produtos, além de noções de higiene, preservação do meio ambiente e manuseio correto da água em casa.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental, Vera Guerra, uma das idealizadoras do projeto, explica a relevância da iniciativa: “No âmbito da saúde e higiene, auxiliará na diminuição da expansão da Covid-19. No tocante à sustentabilidade, ainda ajudará a proteger nossos corpos de água dos impactos negativos do óleo”.

As aulas começam na segunda (18) e o curso oferece certificado. Confira o vídeo de apresentação. Mais informações pelo e-mail: cursosabao@gmail.com.

A IDEIA – A ação, que faz parte do Programa “100 horas para Senhoras” vinculado ao Núcleo da Cátedra da Unesco, já foi oferecido como um curso de extensão. “Devido à condição de pandemia da Covid-19 e ao papel do sabão na sua prevenção, o Programa Hidrológico Internacional (PHI) para América Latina e Caribe nos convidou a oferecer esse curso para comunidades vulneráveis em todo o continente”, conta Vera. Pensando em aumentar o alcance da ação, tanto no Brasil quanto nos países da América Latina, os professores envolvidos decidiram disponibilizar gratuitamente as aulas no YouTube.