Professores da UFRPE lançam livro sobre Cirurgia Veterinária

Professores da UFRPE lançam livro sobre Cirurgia Veterinária

Os professores Eduardo Alberto Tudury e Glória Maria de Andrade Potier, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DMV/UFRPE), lançaram, no mês de fevereiro, um livro que promete virar referência nacional nos estudos concernentes à Cirurgia Veterinária. Intitulado Tratado de Técnica Cirúrgica Veterinária, a publicação reúne informações atualizadas sobre conteúdos, técnicas e procedimentos utilizados por profissionais e pesquisadores da área.

De acordo com os autores, o objetivo central da obra é o de proporcionar aos interessados uma publicação que englobe as diversas faces que envolvem o ensino e a prática da técnica cirúrgica veterinária. O nascimento do livro também é uma forma de preencher uma lacuna existente no mercado editorial sobre o assunto.

"Não existe no Brasil, e talvez no mundo, livro atualizado ou recente específico sobre técnica cirúrgica veterinária. As publicações mais utilizadas atualmente nessa disciplina, mesmo contendo informações muito relevantes, foram escritas há muitos anos. O nosso trabalho traz informações e técnicas bastante atuais e apresenta discussões referentes ao que se passa atualmente no campo dessa disciplina" destaca o professor Eduardo Alberto Tudury.

Tratado de Técnica Cirúrgica Veterinária é destinado prioritariamente a estudantes de graduação, pós-graduação e a profissionais atuantes na área. Professores e pesquisadores também encontrarão na publicação uma excelente opção para consultas, referências, entre outras informações. O conteúdo segue o plano de ensino estipulado pelo Ministério da Educação para a disciplina Técnica Cirúrgica Veterinária, obrigatória nos cursos de graduação de todo o país.

Publicada em capa dura, as 480 páginas da obra possuem rico material fotográfico e infográfico coloridos. O livro foi escrito pelos autores em parceria com outros 22 colaboradores, sendo que destes 18 são formados na UFRPE.

Na primeira parte do livro, que engloba os primeiros 18 capítulos, o leitor encontrará informações relativas aos conhecimentos básicos da técnica cirúrgica veterinária.

Complementada por assuntos como nutrição em cirurgia, videolaparoscopia, a primeira parte do livro aborda questões como: ambiente cirúrgico; instrumental cirúrgico; profilaxia das infecções; cuidados pré, trans e pós-operatórios; curativos, bandagens e drenagens; celiotomia; toracotomia; entre outros assuntos.

Outra novidade apresentada na obra, ainda na primeira parte, é a abordagem de discussões éticas referentes à cirurgia em animais. Neste sentido, há um capítulo específico, intitulado Métodos alternativos para o aprendizado prático dos conteúdos da disciplina Técnica Cirúrgica Veterinária, no qual os autores apresentam propostas que visam a realização de cirurgias que respeitem a integridade do animal e que tragam menos danos à saúde deste.

Na segunda e última parte do livro, os autores abrangem, de forma inédita numa publicação deste tipo, diversas especialidades da Técnica Cirúrgica Veterinária. Neurocirurgia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Artroscopia e Fisioterapia são tratadas de forma específica nas páginas da publicação.

"É uma realização que sentimos ao publicarmos uma obra como esta. É como se estivéssemos cumprindo uma missão. Muitos colegas daqui de Pernambuco e de outros Estados do Brasil têm nos elogiado bastante pela obra. Nossa idéia é ampliar este trabalho nos próximos anos e, quem sabe, escrever novos livros sobre o tema", comentou a professora Glória Maria de Andrade Potier.

Tratado de Técnica Cirúrgica Veterinária, publicado pela editora especializada MedVet, deve ser traduzido nos próximos anos para o inglês e o espanhol, segundo os autores.

Compartilhar