Professores da UFSCar lançam livro sobre Análise do Discurso

Professores da UFSCar lançam livro sobre Análise do Discurso

Publicação traz textos inéditos de Michel Pêcheux, considerado um dos precursores nesta área

Os professores do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar Carlos Piovezani e Vanice Sargentini lançaram o livro “Legados de Michel Pêcheux: Inéditos em Análise do Discurso”. A publicação traz textos inéditos de Michel Pêcheux e também de membros de seu grupo, além de um histórico da Análise do Discurso na França até sua chegada ao Brasil. A Análise do Discurso (AD) é uma prática e um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto.

A AD de linha francesa, particularmente a tradição que se filia diretamente a Pêcheux, considerado um dos precursores nesta área, conheceu, desde 1980, significativa difusão e institucionalização no Brasil. Por meio dos textos, Piovezani e Sargentini buscaram explicitar certas mutações pelas quais passou a AD em três décadas.

As ideias e os procedimentos de Pêcheux e seu grupo fundamentam as interpretações da produção do sentido na sociedade e permanecem constantes sob a forma de continuidades relativas, inflexões e reformulações. A obra é voltada a estudiosos da AD e interessados nas relações entre a linguagem, a sociedade e a história. A publicação é da Editora Contexto.

Mais informações podem ser acessadas no site www.editoracontexto.com.br.

Compartilhar