Professores da UFSCar lançam livro sobre Análise do Discurso

Publicação traz textos inéditos de Michel Pêcheux, considerado um dos precursores nesta área

Os professores do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar Carlos Piovezani e Vanice Sargentini lançaram o livro “Legados de Michel Pêcheux: Inéditos em Análise do Discurso”. A publicação traz textos inéditos de Michel Pêcheux e também de membros de seu grupo, além de um histórico da Análise do Discurso na França até sua chegada ao Brasil. A Análise do Discurso (AD) é uma prática e um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto.

A AD de linha francesa, particularmente a tradição que se filia diretamente a Pêcheux, considerado um dos precursores nesta área, conheceu, desde 1980, significativa difusão e institucionalização no Brasil. Por meio dos textos, Piovezani e Sargentini buscaram explicitar certas mutações pelas quais passou a AD em três décadas.

As ideias e os procedimentos de Pêcheux e seu grupo fundamentam as interpretações da produção do sentido na sociedade e permanecem constantes sob a forma de continuidades relativas, inflexões e reformulações. A obra é voltada a estudiosos da AD e interessados nas relações entre a linguagem, a sociedade e a história. A publicação é da Editora Contexto.

Mais informações podem ser acessadas no site www.editoracontexto.com.br.