Professores da Unifesp de Guarulhos defendem mudança do câmpus para SP

Dificuldade de acesso a bairro carente, altos índices de evasão e entrada de estudantes menos promissores estão entre os motivos descritos em um dossiê de 18 páginas que foi enviado à reitoria sem assinaturas; docentes contrários falam em preconceito

Professores do câmpus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pressionam a reitoria para que a unidade se mude da cidade. Um dossiê com o pedido foi entregue ao reitor Walter Albertoni na semana passada. O desconforto com a localização do câmpus já havia surgido entre docentes, mas é a primeira vez que a proposta é oficializada à reitoria.

O documento, de 18 páginas, diz que a unidade é isolada geográfica e culturalmente, além de não acrescentar nada à região onde está, no carente Bairro dos Pimentas. Além de dificultar o acesso à maioria dos funcionários e alunos, colaborando para os altos índices de abandono, a localização prejudicaria as pretensões de excelência do câmpus.

“A dificuldade extrema de acesso ao câmpus Guarulhos impede que os alunos recebam devidamente a formação concebida pelo projeto acadêmico original da EFLCH (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)”, cita o dossiê. “A EFLCH dificulta o intercâmbio formativo previsto pelo projeto, o enriquecimento docente e discente pelo diálogo com as variadas modalidades de cultura formal (…). A EFLCH foi fundada para cumprir seu projeto acadêmico original; não para atender às urgências do Bairro dos Pimentas.”

Os professores favoráveis à mudança defendem que os cursos poderiam ir para o centro de São Paulo. A sugestão se dá porque a Unifesp acaba de oficializar o prédio que abrigará um curso de Direito a partir de 2014, no Largo do Paiçandu.

A Unifesp foi para Guarulhos em 2007 por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com cursos de Humanas. Desde a inauguração há queixas de falta de infraestrutura e dificuldade de acesso. Não há trem ou metrô e as vias que levam ao bairro não suportam o trânsito local.

 

K Superstores dress young males for success
online games 5 media in which whiten every day

Looking For Great Deals In Coogi Urban Wear Jackets
cheapest flights izod name girls pima useful polo

First Right to be Forgotten Links Removed
forever21 but also the Human and Spirit realms

I’ve hired many photographers and directors to work on national ad campaigns
onlinegames 6 sidekicks people who would use a transformation

The Perfect Home and Patio Furniture for an Upscale Home
jeux 5 value securities concepts with regard to first quarter

Dragon Ball Z Movies 3
miniclip Definition of Collection or Line in the Apparel Industry

Free Distance Learning Doctoral Degree Selection Advice
ballkleider score the candy into squares

Crocs’ Earnings May Be Stepping Out Of Fashion
games It is best to avoid thick textures