Professores da Universidade Federal de Ouro Preto decidem encerrar greve

Segundo semestre ainda não começou na instituição. Paralisação dos técnico-administrativos está mantida.

Os professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) decidiram encerrar a greve que se iniciou em julho. A decisão foi comunicada à reitoria da instituição nesta terça-feira (15).

De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da Ufop (Adufop), professor Luís Seixas, o fim da paralisação foi posto em votação durante uma assembleia realizada nesta segunda-feira (13). Segundo ele, foram 124 votos favoráveis, 66 contra e quatro abstenções.

Seixas afirmou que a posição da Adufop era a manutenção da greve, uma vez que as reivindicações dos docentes não foram atendidas pelo governo federal. “A situação não mudou nada. A cada semana, a gente tem enfrentando uma situação que se torna mais difícil”, avaliou.

Os servidores pedem reajuste salarial, reestruturação da carreira e aumento de investimentos nas federais. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) disse que está aberto ao diálogo com todas as entidades representativas dos docentes. Informou também que tem acompanhado a mesa de negociação salarial com as entidades representativas e o Ministério do Planejamento.

Conforme o presidente da associação, agora, os professores esperam uma definição da universidade para retornarem à sala de aula e darem início ao segundo semestre. O começo das atividades da graduação foi suspenso por causa da paralisação. Procurada pelo G1, a assessoria da Ufop disse que não tem previsão para a retomada das aulas.

A universidade acrescentou que o fim da paralisação dos professores levou a direção a intensificar as negociações com os servidores técnico-administrativos, que seguem em greve. “As negociações sobre os procedimentos de matrículas ocorrem desde o início da paralisação. O comando de greve dos técnicos autorizou a realização de alguns procedimentos. (…) Porém, ainda não suficientes para a efetivação das matrículas e, consequentemente, para uma definição de uma data específica de início das aulas”.

G1