Professores e alunos da UNIFAP colaboram na manutenção de equipamentos hospitalares

Iniciativa é uma parceria entre as instituições de pesquisa do Estado.

Professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) integram equipe de manutenção de equipamentos de UTI, para utilização no tratamento de pacientes com COVID-19. A parceria foi oficializada no dia 3 de abril e conta com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Secretaria de Estado da Tecnologia e Ciência do Amapá (SETEC) e Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (SESA), que compõem a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP).

A  parceria

O objetivo da parceira, definida em reunião no dia 3 de abril, é realizar reparos nos equipamentos hospitalares essenciais para o tratamento da COVID-19 no estado e colocá-las para em funcionamento o mais breve possível. No encontro também foram definidas as capacidades técnicas de cada instituição e a distribuição dos equipamentos para manutenção. “Os professores do curso de Engenharia Elétrica da UNIFAP entraram em contato com a SETEC para reunir esses equipamentos, e a secretaria de estado apresentou a proposta ao SENAI, que abraçou a ideia”, explica o Prof. Ms. Felipe Monteiro.

Equipes de trabalho

As duas frentes de trabalho, compostas pela UNIFAP e SENAI, dividiram as tarefas. De acordo com o coordenador do Projeto e Técnico de Laboratório do curso de Engenharia Elétrica, Márcio Clei, “a UNIFAP fará a manutenção de aspiradores, umidificadores e as peças que compõem os respiradores pulmonares, com apoio de técnicos de laboratórios, professores e alunos do curso.” A equipe espera receber nos próximos dias quatro respiradores que estão na SESA para avaliação da possibilidade de reparo.

Participação acadêmica

Para o acadêmico, Christian Monte, do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UNIFAP, a experiência será enriquecedora para todos os participantes e muito importante para as necessidades que surgirão em breve. “Estou feliz em contribuir de alguma forma no enfrentamento da COVID-19 e, ao mesmo tempo, colocar meus conhecimentos adquiridos ao longo do curso em prática”, testemunha o acadêmico.

Vale tomar nota

Os respiradores pulmonares são equipamentos que bombeiam o ar para os pulmões quando o paciente não consegue sozinho. A COVID-19 tem como principal sintoma a dificuldade respiratória, portanto o auxílio da máquina é essencial para salvar vidas.