Professores lançam o livro: Ensino Superior no Brasil e em Portugal

Os professores Antônio Cabral Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Maria da Piedade Vaz Rabelo, da Universidade de Coimbra (UC), lançam nesta quinta-feira, nove, o livro “O Ensino Superior no Brasil e em Portugal: perspectivas políticas e pedagógicas”. O lançamento está marcado para as 10h, na Cooperativa Cultural do Campus da UFRN, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho.

A publicação surgiu a partir de um projeto de cooperação acadêmica entre a UFRN e a UC, com financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), provenientes do Brasil, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), de Portugal. “O livro é resultado das discussões e estudos realizados pelos pesquisadores envolvidos no projeto”, explica Antônio Cabral Neto. A abordagem do ensino superior brasileiro e português é feito a partir de duas perspectivas, como o próprio título sugere.

Do ponto de vista político, o livro discute a internacionalização do ensino superior como uma tendência mundial e apresenta estudos que apontam para uma diversificação institucional devido a um processo de mercadorização do ensino superior tanto no Brasil quanto em Portugal. O professor Antônio Cabral observa que “as universidades do mundo todo têm buscado uma internacionalização do ensino superior”.

Já sob a perspectiva pedagógica, os organizadores da publicação destacaram, dentre outras abordagens presentes, assuntos como a docência universitária, a aprendizagem e a precarização das condições de trabalho decorrentes de um crescente aumento da desproporcionalidade da quantidade de professores em relação à quantidade de alunos.