Programa Ciência Inovadora poderá ajudar fixar doutores na Amazônia, afirma ministro

Em participação no Fórum de Reitores das Universidades da Amazônia, nesta terça-feira (28), que debateu estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na região, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, afirmou ser necessário estimular associações com programas de investimento junto a órgãos regionais e informou que será criado até o final do ano o Programa Ciência Inovadora.

O programa, explicou, complementa o “Ciência Sem Fronteiras” e está em fase final de detalhamento pelos técnicos do Ministério e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para ele, a medida será uma das ações que poderão contribuir para estimular a formação e fixação de doutores na Amazônia.

– Precisamos estimular os pesquisadores. Será impossível haver crescimento no país sem investir no desenvolvimento da Amazônia – ressaltou o ministro.

O Fórum foi presidido pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). Na avaliação do parlamentar, a região brasileira que mais precisa de conhecimento é a Amazônia. Segundo Capiberibe, a Amazônia é invisível à sociedade apesar do seu tamanho. Ele considera necessário desenvolver ações para superar essa invisibilidade e fomentar o desenvolvimento local.

O encontro teve por objetivo buscar meios para o desenvolvimento cientifico da Amazônia, para a construção do conhecimento, atraindo e fixando mestres e doutores na região.

Investimentos

Para o coordenador do Fórum e Pró-Reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, “é preciso tratar os desiguais como desiguais”, para superar a desigualdade no país. Segundo informou, a Região Amazônica contribui com 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e recebe apenas 5% dos recursos destinados à ciência e tecnologia.

– A Amazônia está investindo nos estados desenvolvidos – afirmou.

Para Tourinho, as dificuldades de se manter novos doutores na região estão ligadas à falta de investimento e de recursos destinados aos profissionais. Atualmente, informou ele, há menos de quatro mil atuando na Amazônia, de um total de mais de 70 mil no país.

Coordenação

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, há 20 anos se discute o progresso da Amazônia. Para ele, falta coragem para desenvolver a ciência e tecnologia na região. Um dos problemas para fomentar o desenvolvimento na Amazônia, acredita Candotti, é a falta de coordenação entre os ministérios e planos de governo.

Incentivos

Uma das sugestões do coordenador do fórum, Emmanuel Tourinho, para fixar mestres e doutores na região, é a instituição de uma bolsa de pesquisa, a exemplo das bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 3 mil. O auxilio seria pago mensalmente durante os cinco primeiros anos de contrato com a instituição de pesquisa.

Outra sugestão debatida por Tourinho foi a destinação de parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para fomentar pesquisas na Região Amazônica.

Também participou do encontro o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, que representou o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

Web Host Nexcess Expands Options for Enterprise Magento Hosting
watch game of thrones online free mellen wisconsin hill cycle tracks

Upscale Sportswear Designer Hopes to Tap a Growing Market
games online which microcontroller when giving your internet based means

Fashion Trends and Model Agencies
cheapest flights Back in the 1920s all the rage was wearing flapper dresses

15 Moments You Wish You Were A Victoria
onlinegames If you’re into DIY

Even child can pursuit fashion with Moncler jackets
jeux fr Responsibilities vary widely depending on the internship you choose

How to Be a Distinguished Note Owner
games your cost of capital will be about 7

American College Fashion Design Study
kleider strawberry and peppermint vanilla cake are swirled together

Paraben Free Facial Moisturizers And Hand Creams
cool math games It’s important not to leave traps on the bottom for too long