Programa da UNIFAL-MG propõe novas políticas de apoio acadêmico

Programa da UNIFAL-MG propõe novas políticas de apoio acadêmico

Prograd apresentou às unidades, proposta que beneficiará os cursos de Graduação

Para apresentar a proposta do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), elaborada pelo Departamento de Apoio Pedagógico, a Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG convidou diretores das unidades acadêmicas e coordenadores dos cursos da Universidade, para participarem de reuniões realizadas no campus de Varginha (21/09), na sede (24 e 25/09) e no campus de Poços de Caldas (28/09).

Os encontros foram conduzidos pela pedagoga da Instituição, do campus Poços de Caldas, Amanda Rezende Costa Xavier, que tem acompanhado as questões relacionadas à retenção e evasão na Universidade.  “O que vamos apresentar é uma proposta que parte de uma diretriz do MEC para trabalharmos políticas de apoio acadêmico, que evitem o alto índice de evasão que estamos vendo nas universidades”, apresentou a pedagoga durante a reunião realizada em Alfenas.

De acordo com Amanda, trata-se de um programa de atendimento e apoio acadêmico aos alunos dos cursos de graduação da UNIFAL-MG, composto prioritariamente por disciplinas de apoio acadêmico, correspondentes às estruturas curriculares dos cursos de graduação que possuam altos índices de retenção e ações de outra natureza, como grupos de estudos presenciais, semipresenciais e/ou EAD em ambientes virtuais por meio de vídeos aulas, fóruns de discussões, wiki ou outras atividades em AVA.

O PIAA foi concebido seguindo as diretrizes do MEC que orientam a implantação de ações que contemplem a política de apoio acadêmico aos conteúdos dos cursos de graduação. Tais ações justificam-se pela necessidade de superação das dificuldades dos discentes da UNIFAL-MG em determinadas áreas do conhecimento, identificadas pelos índices de retenção nas disciplinas/ unidades curriculares/ módulos, bem como oferecer apoio acadêmico aos ingressantes que já apresentem fragilidades em determinada matriz de conhecimento do ENEM, correlata aos conhecimentos básicos necessários às disciplinas/unidades curriculares/ módulos dos cursos de graduação.

Nas próximas etapas, após participação de docentes e discentes, a Prograd revisará a proposta para elaboração da minuta de Resolução.

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas

Foto: Ana Carolina Araújo ASCOM UNIFAL-MG

Compartilhar