Programa de apoio à Pós-Graduação da ANDIFES conquista parceria com a CNI

O presidente da ANDIFES, reitor Amaro Lins, reuniu-se na última quinta-feira, 14, com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando de Queiroz Monteiro Neto,  para tratar do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) das IFES. O Programa tem como meta consolidar e expandir os programas de formação pós-graduada, superando as diferenças regionais e de áreas de conhecimento. Outro objetivo é atender à demanda de recursos humanos com alta qualificação na implantação das políticas industrial e de desenvolvimento do país, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A ANDIFES procura parceria com a CNI, no sentido de estabelecer uma sintonia entre o crescimento industrial e o ambiente de inovação tecnológica desenvolvido nas universidades federais. Além disso, torna-se cada vez mais crescente a necessidade de um estreitamento das relações entre as instituições federais de ensino superior e o setor produtivo.

O Reitor Amaro Lins, presidente da ANDIFES, afirmou que o Programa de Apoio à Pós-Graduação teve boa receptividade por parte da CNI, que irá indicar um representante no comitê do programa. O PAPG já conta com a participação de integrantes do Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele ressaltou ainda que a reunião consolidou a visão de que a parceria entre academia e setor produtivo pode encaminhar melhorias para o setor industrial e o desenvolvimento do país.