Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais

A Andifes entende que, com as universidades federais e o ensino superior em uma nova realidade pós-REUNI, com o país em franco desenvolvimento, mas ainda com vários indicadores sociais a exigir melhorias, e em um mundo em que o conhecimento e a educação são passaportes para o diálogo bilateral e com o futuro sustentável, é necessário implementar um novo programa estratégico para nosso sistema de universidades federais.

Nessa nova etapa de construção estratégica das universidades federais, é preciso valorizar o passado, transformar o presente e pensar o futuro.

O crescimento das nossas instituições deve considerar a graduação, a pós-graduação e a modalidade de ensino à distância. Este processo deve ter como objetivo permanente a busca da excelência acadêmica e de gestão.

A universidade federal deve estar consciente e preparada para interagir simultaneamente com o seu entorno, com a região em que está inserida, com o Brasil e o mundo e dessa maneira incluir cada vez mais jovens e produzir conhecimento para todos.

A proposta do Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem por objetivo apresentar diretrizes para um novo ciclo das universidades federais.

As diretrizes são resultantes de um amplo trabalho desenvolvido por meio de reuniões e seminários da Andifes, entre colégios de pró-reitores, fóruns, reitoras e reitores das universidades federais, bem como especialistas e atores de diversas áreas do conhecimento e de segmentos sociais.