Programa promove a formação em doutorado de professores de instituições federais

Foi publicado nesta segunda-feira, 7, o novo regulamento do Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral ), que tem como objetivo promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O Prodoutoral caracteriza-se por favorecer a mobilidade dos bolsistas para outras instituições durante a capacitação docente, como forma de integração entre as instituições participantes, de origem e destino.

O programa realiza-se de forma compartilhada entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as Ifes por meio do planejamento, cujas bases deverão constar no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor). O plano é um instrumento obrigatório a ser apresentado à Capes, que deve conter a política institucional com as diretrizes e o modelo de gestão a ser adotado, de modo a evidenciar os princípios, os desafios, os objetivos e as metas globais. A Capes encaminhará em breve orientações às instituições para a submissão dos Planfors a serem analisados pelos comitês assessores.

Os benefícios concedidos pelo Prodoutoral consistem em mensalidade de bolsa, cujo valor será fixado pela Capes, e auxílio moradia, pago durante o período de recebimento da bolsa e permanência do bolsista na instituição de destino. A bolsa e o auxílio moradia serão concedidos pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser renovados anualmente até atingir o limite de 36 meses.

Participação

Para participar do programa, as instituições de origem deverão apresentar à Capes o Planfor, demonstrar condições de acompanhamento e de avaliação dos docentes em formação doutoral, comprometer-se a consolidar grupos de pesquisa para posterior criação de novos programas de pós-graduação e manter o afastamento do docente durante o período de recebimento da bolsa.

As instituições de destino deverão possuir curso de pós-graduação com conceito igual ou superior a 4, considerando as áreas estratégicas e prioritárias estabelecidas no Planfor da instituição de origem e dispor de recursos de infraestrutura de ensino e de pesquisa considerados indispensáveis à formação docente nas áreas contempladas.

Já os docentes candidatos deverão, entre outros requisitos, pertencer ao quadro docente da instituição de origem, em regime de 40 horas semanais, e estar afastado integralmente de suas atividades na instituição de origem durante o período de recebimento da bolsa

(Capes)

 

 

 

 

The Fashion Schools Of California
watch game of thrones online free Gang pressed into the club are Asahina Mikuru

7 Ways to Present your Wedding Favors
free online games The same can be said for a comfortable bra

30 Harrowing Days in Rehab for Facebook Addiction
vintage wedding dresses closet of in this way in the holocaust

Commonly Misdiagnosed Circular Rashes in Children
forever 21 But no one cares what you weigh when you 30 and married

3 Places to Find Discount Prices On Sunglasses
jeux fr wearing the baggy clothes

looking for shoes that James Franco is wearing here or similar shoes
miniclip Kelly has absolutely no fear of patterns

A Snapshot Of Urban Outfitters’ Road To Recovery
ballkleider Diagonal stripes that are somewhat askew can add to a curvy look

What to wear under my robes for my university graduation
cool math and e commerce business