Programas vão melhorar situação das escolas com dificuldades, diz MEC

Programas vão melhorar situação das escolas com dificuldades, diz MEC

A situação dos anos finais do ensino fundamental vai melhorar com a expansão do ensino integral e um programa de alfabetização de alunos mais novos, afirma o Ministério da Educação.

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O governo federal é responsável em induzir políticas a Estados e municípios, além de auxiliar financeiramente as redes em dificuldades.

A pasta possui um programa chamado Mais Educação, que prevê mais recursos federais para colégios com desempenhos baixos no Ideb e com estudantes pobres.

O reforço é dado para que a jornada seja estendida.

O número de escolas atendidas subiu de 15 mil no ano passado para 32 mil. No país há cerca de 125 mil colégios públicos fundamentais.

Um estudo interno do ministério aponta que os colégios que estavam entre os piores, mas que passaram a ter jornada integral, chegaram às médias nacionais em português e matemática.

Para o secretário da Educação Básica, Cesar Callegari, outro programa que terá impacto é o de melhoria da alfabetização das crianças de até 8 anos, a ser lançado pela presidente Dilma.

Deverão haver bolsas para formação de professores e materiais didáticos específicos, entre outros pontos.

“Se melhorarmos a alfabetização nessa idade, esses alunos mais bem preparados chegarão como uma onda no final do fundamental”, disse.

A presidente do Consed (conselho que reúne secretários estaduais de Educação), Nilene Badeca, afirma que as redes possuem dificuldades em lidar com os anos finais do fundamental, uma vez que a prioridade do país era melhorar os anos iniciais.

Ela diz, porém, que os governos vão manter esforços para “não descuidar de nenhuma escola”.

AVALIAÇÃO

Sistema que mais conseguiu tirar colégios das piores posições, a rede estadual mineira atribui o resultado ao sistema próprio de avaliação, implantado em 2007.

Segundo a secretária da Educação, Ana Lúcia Gazzola, “sabemos os nomes dos alunos que estão com dificuldades”, o que permite ações específicas para eles.

Além disso, a secretaria identifica os colégios abaixo do esperado no Ideb e aplica um programa especial.

Entre outras coisas, os diretores passam um período em escolas de alto desempenho, para terem contato com boas práticas.

 

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