Projeto altera destinação de recursos do petróleo para beneficiar educação

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4681/12, do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), que destina ao Ministério da Educação os recursos da participação especial da União na exploração do petróleo. A proposta altera a Lei do Petróleo (Lei 9.478/97), que trata da Política Energética Nacional.

Araújo afirma que a proposta assegura “recursos suficientes” para o alcance de metas de investimento em todos os níveis da educação pública. Outros sete deputados do PSDB também assinam como autores do projeto.

Participação especial

A participação especial é um tributo pago pelas empresas pela exploração de grandes campos de petróleo, como os da camada pré-sal.

No caso do pré-sal, a Medida Provisória 592/12 já destina 100% dos recursos da participação especial da União ao Fundo Social do Pré-Sal (Lei 12.351/10), que contempla a educação e outros setores. Essa MP aguarda votação na Câmara, mas já tem efeito legal.

A MP 592 também destina os recursos da participação especial dos novos contratos de concessão (firmados a partir de 3 de dezembro de 2012) exclusivamente para a educação.

Percentuais

Até 2012, 50% dos recursos da participação especial eram destinados à União (40% para o Ministério de Minas e Energia e 10% para o Ministério do Meio Ambiente). Após a sanção da Lei dos Royalties (12.734/12), a porcentagem da União referente à participação especial corresponde a 43% em 2013, percentual que aumentará gradativamente até 46% em 2020.

O valor arrecadado pela União com a participação especial chegou a R$ 5,96 bilhões de janeiro a setembro de 2012, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Também até 2012, os outros 50% da participação especial eram distribuídos para estados produtores (40%) e municípios produtores (10%). Pela nova legislação, estados e municípios produtores terão seus recursos do tributo diminuídos para, respectivamente, 20% e 4%, enquanto os estados e municípios não produtores receberão 15% cada.

Tramitação

O PL 4681/12 será distribuído para análise nas comissões permanentes da Câmara.

Agência Câmara

 

Do Beach Sprays Work on Straight Hair
watch game of thrones online free it doesn’t hurt to see Ogiue go through a fashion change either

Girls Can Turn Their Girlsense Designs Into Real Products
free games online How to Start a Clothing Manufacturing Business

Added Value or Added Price
cheapest flights form scientific disciplines event thoughts

Fashion trends for ladies who lunch
onlinegames Plus the important fact Dualstar has sales of

How to Think Like a Fashion Designer
jeux off the heat fashion until all of the clarified butter is incorporated

Getaway spring and summer packing list
miniclip Think about the functionality of the bag

How To Wear Leopard Effortlessly
kleider none of this me know if you want to hear more stuff

Fashion Tips For Short Women
cool math adidas men plaid full