Projeto da UFC ganha prêmio internacional de inovação pedagógica

Projeto da UFC ganha prêmio internacional de inovação pedagógica

Projeto desenvolvido na disciplina Tópicos da Construção, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, foi classificado em 2º lugar na América Latina no Reimagine Education, competição global que premia avanços pedagógicos para promover o conhecimento e a empregabilidade.

O projeto Construindo o BS Design foi coordenado pelo Prof. Augusto Albuquerque e levou estudantes, ao longo de todo o semestre, a acompanhar as várias fases da construção de um prédio de alto padrão tecnológico – no caso, o BS design, da construtora BSPar.

Além das aulas expositivas, a metodologia previa aulas de campo dentro do canteiro de obras, discussão de situações práticas e análise qualitativa de casos. Foram abordados aspectos como layout de um canteiro de obras e logística; contenção e fundações; projeto de arquitetura; estrutura de concreto; estrutura de aço; planejamento; coordenação e compatibilização do projeto; e evolução da obra.

A ideia do projeto nasceu de demanda dos próprios estudantes, que pediam a ampliação do contato com conteúdos práticos. A partir disso, foi firmada parceria com a construtora e criada uma metodologia que permitisse aos alunos entender e acompanhar as várias fases de construção do edifício.

O professor explica que a disciplina é uma forma de desenvolver uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que estimula a inovação de práticas de ensino superior por meio da flexibilização, da criatividade, de práticas interdisciplinares, da mudança e recriação das práticas de ensinar e aprender. “Nesse caso específico, é importante fornecer ao aluno de graduação o conhecimento de alternativas avançadas para os diversos sistemas de construção, com base na vivência de uma obra de referência”, diz.

O PRÊMIO – O Reimagine é promovido pelo QS Institute, instituição que realiza rankings internacionais de universidades, e pela Wharton School, escola de administração da Universidade da Pensilvânia (EUA). Mais de 500 projetos se inscreveram para participar da disputa, 120 dos quais foram selecionados para se apresentar em uma conferência no início do mês, na Filadélfia. Apenas duas universidades brasileiras estavam na lista deste ano, a UFC e a Universidade Estadual Paulista.

As premiações são distribuídas em diversas categorias, como regionais (por continente), específicas (como ensino presencial, e-learning, ensino fundamental, dentre outras) e o grande prêmio de inovação.

Compartilhar