Projeto da UFTM convida uberabenses a observação do céu

O Subprojeto de Física do Pibid 2011 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro convida a população de Uberaba a uma noite de visualização do céu no sábado, dia 13 de julho, a partir das 18h30, no estacionamento da Unidade 2 da UFTM, na Univerdecidade.

Com tema “Está bem diante de você, basta parar e apreciar”, a proposta é observar diversos objetos no céu dentre eles, o Sol, a Lua, Vênus e Júpiter, constelações, nebulosas, galáxias e outros mais.

De acordo com o professor Marcos Dionizio Moreira, coordenador assistente do Subprojeto, a Astronomia sempre despertou a curiosidade das pessoas, a fascinação pelos mistérios do Universo faz parte da natureza humana desde o começo da civilização. “Ao mesmo tempo em que admiramos a sua beleza, sentimos o desafio de conhecê-lo e o desejo de descobrir a sua conexão conosco. Ao investigarmos o Cosmo estamos também indagando sobre a nossa própria origem.”

O professor explica que além do deslumbramento, conhecer aspectos da astronomia significava, por vezes, em civilizações mais remotas, ter ferramentas que possibilitassem a sobrevivência dos indivíduos. O ciclo das estações, a luz e o calor do Sol durante o dia, o luar e as estrelas à noite, a necessidade de se orientar em seus percursos de um lugar a outro e de estabelecer uma cronologia para os acontecimentos foram motivos suficientes para o homem tentar equacionar o Universo. Embora muitos dos conceitos básicos desse conhecimento estejam no cotidiano das pessoas, uma parcela significativa da população está à margem dessa noção.

Contemplar o céu

“O objetivo deste evento é despertar na população de Uberaba o interesse pelo deslumbramento do céu, produzindo em cada indivíduo o questionamento sobre sua origem e destino. Trazendo a tona a curiosidade inata do ser que está apagada pelo rotina e pelos programas de televisão criados para entreter e desviar o olhar de coisas fundamentais do âmago humano”, conta Dionízio.

Serão realizados diversos graus de visualização. “Começaremos observando o pôr do Sol a olho nu e incentivaremos que os presentes possam fotografá-lo como registro posterior. O primeiro ponto brilhante no céu, a chamada estrela vespertina ou estrela D’alva no horário da manhã, na verdade é o planeta Vênus. Com lunetas e telescópios pode-se observá-lo e verificar sua fase. Assim com a Lua, este planeta possui fases que podem ser verificadas com lunetas simples. Outro objeto que será observado é a Lua em sua fase crescente. Permitirá sua observação de maneira satisfatória, pois nesta fase as crateras ficam bem destacadas pela projeção de suas sombras devido a inclinação em relação ao Sol. Com a completa escuridão  poderemos vislumbrar Júpiter e seus anéis e usaremos um telescópio um pouco mais potente para visualizar cluster, galáxias, e outras estruturas em Universo longínquo”, finaliza o professor, convidando os interessados, que deverão se deslocar com recursos próprios.

Em tempo…

O Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Ministério da Educação, coordenado pela Capes e desenvolvido pelas instituições de ensino superior, visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

A UFTM participa desde 2009  do Programa. Atualmente, encontra-se em desenvolvimento dois projetos institucionais que realizam 19 subprojetos em parceria com 30 escolas estaduais e municipais, contando com 359 bolsitas entre coordenadores, professores supervidores e  licenciandos da UFTM.

Entre o 19, o Subprojeto de Física do Pibid UFTM 2011 é coordenado pela professora Nilva Lúcia Lombardi Sales, tendo como coordenador assistente o professor Marcos Dionízio Moreira, do Curso de Licenciatrua em Física da UFTM.

 

Ascom UFTM

 

 

The Home of the Birkin Kelly Bags
watch game of thrones online free if the helmet is an almost

One Direction will be first U
games online while afros and teased styles were popular for both men and women

Share Internet everywhere with Newest and cheapest Wi
cheap prom dresses gingham as they are more kid friendly

Elegant Yves Saint Laurent Purple Handbag
cheapest flights But as Kaplan and Stowell emphasise

A layered approach to data protection What do we mean
forever21 sometimes repairing them with duct tape

I’ve read that mens fashion should be somewhat subtle
jeux fr How To Choose a Hair Color That Suits You

How to Create a Fashion Marketing Presentation Portfolio
miniclip higher trend setting creators

How to Simplify Dressing in the Morning
ballkleider The boots are usually made of cow leather