Projeto da UNILA é aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura da Câmara

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (03), o Projeto de Lei 2878/08, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O consenso na votação evidencia o mérito educativo e cultural da futura Universidade com vocação à integração da América Latina, através do conhecimento. Ao término da reunião, o resultado foi aplaudido pelos parlamentares e pelo público presente.

O relator do Projeto, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), enfatizou, durante a votação, que a criação da UNILA tem duas razões essenciais para a sua aprovação: o fato de promover a expansão e interiorização das universidades públicas federais e pela singularidade do projeto. Em seu parecer, Vanhoni destacou que "a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um empreendimento histórico" por propor uma instituição que promova o desenvolvimento de uma mentalidade de integração regional, baseada em valores essenciais para o momento histórico atual. O deputado salientou a importância de o projeto valorizar a questão da diversidade cultural, da tolerância, da solidariedade, da cultura da paz, além do combate à discriminação.

O PL propõe a criação de uma universidade federal bilíngüe (português e espanhol) em Foz do Iguaçu, com ensino, pesquisa e extensão em ciências e humanidades. O projeto político pedagógico da UNILA está em fase de conclusão e prevê a oferta de cursos interdisciplinares em áreas prioritárias para a integração do continente. O Projeto já havia sido aprovado, também por unanimidade, na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da mesma Casa, no mês de julho.

Informações e entrevistas:

Ana Paula Dixon – Assessora de Comunicação CI-UNILA

+55 (51) 81423237