Projeto de pesquisa da UFTM desenvolve site sobre a Covid-19 em Uberaba

Projeto de pesquisa da UFTM desenvolve site sobre a Covid-19 em Uberaba

Professores Ronaldo Junio de Oliveira, do Departamento de Física; Michelli Maldonado Carretero de Oliveira, do Departamento de Matemática; e Mariângela Torreglosa, do Departamento de Ciências Biológicas, todos do Instituto de Ciências Exatas,  Naturais e Educação – ICENE da UFTM, com a colaboração de discentes de iniciação científica e de pós-graduação, vêm implementando  projeto de pesquisa denominado “Desenvolvimento de relatórios técnicos com informações sobre a evolução da Covid-19 na cidade de Uberaba-MG”, o que deu origem ao site Observatório Covid-19 Uberaba.

O projeto, de caráter interdisciplinar, segundo a coordenadora, professora Michelli, surgiu com a ideia de criar um site sobre a pandemia para a cidade de Uberaba, permitindo, assim, à população uberabense acessar informações sobre o comportamento da Covid-19. O site, com a colaboração do professor Ronaldo, iniciou-se em maio e segue sendo atualizado com informações e gráficos que são repassados semanalmente.

Para ajudar no processo de conscientização sobre a doença, o projeto passou a contar com a colaboração da professora Mariângela, que insere, continuamente, na aba “Covid-19”, informações importantes e fundamentadas em artigos científicos sobre o assunto.

Da esq. para a direita: professores Michelli, Ronaldo e Mariângela.

De acordo com os responsáveis, o projeto evolui a cada dia. Foi possível incluir gráficos de projeções baseados em modelos matemáticos exponenciais de curto prazo. Considera-se a projeção de cinco dias apenas, pois quando o crescimento é exponencial, as incertezas também crescem exponencialmente. É preciso observar que mesmo pequenas mudanças na taxa que aconteçam hoje ou amanhã, vão causar enormes variações no futuro.  Por isso, avaliam que é inadequado fazer previsões para mais de cinco dias com esse método.

A principal motivação para a criação do site é que as informações sejam capazes de gerar impacto positivo na luta da cidade de Uberaba contra a doença. Além disso, cientificamente, o projeto se justifica pela oportunidade de aprofundar os estudos e pesquisas na área de Ciência da Epidemiologia de grande potencial de aplicação social.

O público-alvo é a população uberabense. Está, inclusive, em andamento, via NIT/AGUIN/UFTM, um termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, intermediado pelo Parque Tecnológico de Uberaba. O intuito é dar continuidade à produção de gráficos sobre o comportamento, evolução e projeções da Covid-19 na cidade, o que permitirá auxiliar cada vez mais a SMS com dimensionamentos e projeções.

Conheça o site Observatório Covid-19 Uberaba.

O site também está inserido na página da Prefeitura Municipal de Uberaba no Programa Saúde Ativa

Compartilhar