Projeto do Hospital Universitário (HU) da Unifap passa por readequações

Projeto do Hospital Universitário (HU) da Unifap passa por readequações

Os diretores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encarregada da administração de hospitais universitários federais, estão em Macapá desde a manhã desta terça-feira. Os representantes da Ebserh são nomeados pelo Ministério da Educação (MEC) e vieram discutir, junto à administração da Universidade Federal do Amapá (Unifap), o termo de referência, modelo de licitação e o projeto para implantação do Hospital Universitário (HU) no Campus Marco Zero.

O projeto original sofrerá alterações e, por isso, a licitação da obra prevista para ocorrer no dia 1º de novembro foi cancelada por recomendação da Ebserh. Segundo o pró-reitor de administração em exercício, Erick Franck, o primeiro projeto estava defasado. A desatualização no plano poderia dificultar o processo de adesão do hospital da Unifap à empresa.

“Todos os HUs do Brasil devem ser vinculados à Ebserh desde 2011, segundo determina o MEC. Os técnicos da empresa recomendaram que déssemos um passo para trás no sentido de não provocar entraves que pudessem inviabilizar esse vínculo futuramente”, justificou o pró-reitor em exercício.

A nova licitação está prevista para ocorrer em março de 2014, por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), instituído pelo governo federal em 2011 e aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização dos jogos olímpicos, copa do mundo, infraestrutura de aeroportos e obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

O projeto original estava orçado em pouco mais de R$ 40 milhões. Com as readequações, a estimativa é que sejam aplicados R$ 160 milhões no HU entre construção de prédios em uma área de 40 mil m² e aquisição de equipamentos. O início dos trabalhos de construção, anteriormente previsto para janeiro de 2014, deve começar em junho do mesmo ano e término em 2017. Os recursos iniciais para a construção da obra continuam garantidos.

O Hospital Universitário começará a funcionar nos padrões de uniformidades que são exigidos pela Ebserh nos demais hospitais dessa natureza do país. A capacidade total do HU será de 300 leitos. Destes, 240 leitos de internação normal e 60 leitos de terapia intensiva. Além de laboratórios de especialidades e sub-especialidades, área de apoio de diagnósticos laboratoriais e um centro cirúrgico com 15 salas.

Segundo o representante da empresa, Celso Ribeiro de Araújo, a nova com concepção discutida com a administração da Unifap vai priorizar a qualidade com ambientes propícios, equipamentos e a segurança para que o corpo docente e alunado da Unifap tenham acesso às tecnologias e possam desenvolver suas atividades acadêmicas e profissionais com excelência.  “Um complexo hospitalar moderno, com uma concepção atualizada e energia renovável”, definiu Celso Araújo.

O reitor da Unifap, José Carlos Tavares, disse que quem ganha com essa readequação são os amapaenses. “Nós tínhamos um projeto menor nas mãos. A mudança provocada para nos adequarmos a Ebserh irá proporcionar a construção de um hospital de grande porte em nosso Estado. E isso é, sem dúvida, benéfico para todos”, evidenciou Tavares. Os representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) permanecem na Unifap até amanhã, às 12h, quando retornam à Brasília.

 

Kleber Soares

Jornalista – Assessoria Especial – Reitoria

 

H is coming to Wheaton Westfield Shopping Center
watch game of thrones online free and I actually have the sequel written out in treatment form

Cheap Mens Clothing From Everything5Pounds
free online games complementing the mood of the show quite well

Tips For Play Secure Bingo Paypal Online
cheap bridesmaid dresses Since that initial success

Facts about Laser Acne Treatment
cheap flights Does it bunch at the crotch and create a pseudo boner

Looking for a Bag Posh Yet Practical
forever21 relevant to designer software package

Online Dating for Friendship and Love
free online games maggie side of the road womens padding coat

Kristen Stewart Glitters in Gorgeous Gold Gown at Berlin
kleider rather than ninjas

Eagle Rock WERKSHOP Workout Wear
ballkleider Priests also did not wear much clothing

Compartilhar