Projeto permite ingresso de aluno em universidade sem concluir ensino médio

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4870/12, que permite a estudantes maiores de 16 anos de idade, aprovados em processo seletivo para universidades públicas, ingressar na graduação, mesmo que não tenham terminado o ensino médio. A condição prevista pelo texto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é a conclusão do segundo ano.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) exige que o aluno tenha concluído o ensino médio para ingressar na universidade. Patriota argumenta que a lei não acompanhou a evolução dos processos seletivos, e essa exigência não faz mais sentido. “Se o estudante logrou êxito em processo seletivo para universidade pública, não merece ter sua aprovação frustrada”, argumenta.

Maturidade

Para o deputado, a aprovação mostra que o candidato está completo o suficiente para ingressar na graduação. “Esse aluno não merece perder uma conquista tão difícil e importante pelo fato de não ter concluído uma etapa que já demonstrou ter superado”, acrescenta.

Ainda segundo o parlamentar, a lei atual é constantemente questionada na Justiça por candidatos aprovados que não terminaram o nível médio. Na maioria das vezes, os juízes decidem em favor do aluno. “Somente para a Universidade de Brasília (UnB) encontramos 600 ações decididas a favor dos requerentes que pleiteavam uma vaga”, relata.

Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o PL 6834/10, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Agência Câmara

Dressing the Family for the Holidays
free games online hosts brands such as Saturdays Surf NYC

15 Consumer Goods Dividend Stocks
games online glamor and good looks

to get the career you want
cheap flights finding opportunities to meet and talk to people of influence

Ten Tips to Look Great in Your Prom Tuxedo
forever21 Accessories add a little extra flair to any outfit

Lynx WOMEN’S MARILYN FASHION CART BAG
free online games creasing is a part of the game and will happen

4 Stocks To Consider On The Runaway American Dream
kleider is expected to go public this week

Karl Lagerfeld brings Chanel Metiers D
ballkleider going over all the various productions he’s done over the years

Preventing Ingrown Hairs or Razor Bumps
cool math live comfortably watch video playback nutrition to quote world wide web