Projetos para o ensino superior são discutidos em reunião na Andifes

Projetos para o ensino superior são discutidos em reunião na Andifes

Foi realizada no último dia (20), a CXVIII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. O encontro debateu temas prioritários para as Universidades Federais, como a carreira docente, relatório do Reuni, relação com as fundações de apoio, avaliação e regulação, além do reconhecimento de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação.

A primeira reunião do ano contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), como o secretário executivo, José Henrique Paim, o secretário de Educação Superior (SeSu), Amaro Lins e o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. Eles trataram com os reitores e pró-reitores as alternativas que precisam ser adotas para tornar mais eficiente o sistema de avaliação e regulação das universidades.

Para aprofundar o tema foi convidada a diretora de regulação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Andréa Andrade, que apresentou a revisão dos procedimentos através de instruções normativas, que podem ser conferidas aqui. O presidente do CONAES, Robert Vehine deu seu parecer sobre o assunto enfatizando a distinção que precisa ser feita entre os processos de avaliação e regulação, para que haja uma complementação adequada entre eles.

A Andifes também convidou pró-reitores da graduação para acompanhar o debate, que se posicionaram através do presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd), Derval Rosa. Ele relatou a dificuldade de trabalhar com o que vem sendo definido pela SERES, e destacou que foi elaborada uma lista com sugestões de melhorias para que se possa ter um novo sistema que não traga prejuízos para as universidades.

Fundações de Apoio

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes teve espaço na programação do evento para esclarecer sobre o andamento da discussão da criação do novo marco legal para a relação entre as universidades e as fundações de apoio. Segundo o presidente da comissão, reitor Jesualdo Pereira (UFC), está sendo realizado um trabalho em conjunto com os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e dirigentes das fundações no sentido de que sejam apresentadas as sugestões para a reestruturação das normas.  Na ocasião estavam presentes o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), Marco Crocc e a vice-presidente Suzana Montenegro.

Sobre a nova carreira dos docentes federais, os representantes da Andifes debateram as dúvidas existentes a respeito da implantação das regras que entrarão em vigor em 1º março, mas principalmente sobre a realização do concurso público. Para o presidente da Associação, reitor Carlos Maneschy, é necessário agir com segurança jurídica na elaboração dos editais e para isso a Andifes vai buscar esclarecimentos que subsidiarão os editais dos certames.

A pauta sobre o Reuni foi coordenada pela reitora Maria Lúcia Cavalli, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Ela apresentou o Relatório Reuni, que trata do balanço do programa nos últimos nove anos e as expectativas para sua consolidação. Organizado em três partes, o documento é iniciado pela divulgação de pesquisas e dados do programa, seguido da análise e avaliação sob os primas político, estrutural e pedagógico, que levaram em consideração todos os agentes que fazem as Universidades Federais.

A análise sobre a expansão das universidades ainda apresentou proposições que podem subsidiar um programa de consolidação do REUNI nos próximos anos. O relatório foi elaborado por representantes do MEC, UNE, ANPG e pela Andifes, que além da reitora Maria Lúcia, contou com a colaboração do ex-reitor da Universidades Federal de Ouro Preto (UFOP), João Luiz Martins. A apresentação pode ser conferida aqui.

A programação do Conselho Pleno foi encerrada com o debate a respeito da questão do reconhecimento dos diplomas estrangeiros. De acordo com o presidente da Andifes, a Associação tem trabalhado no sentido de aprimorar o processo sem perda de qualidade. “Estudamos convênios que facilitarão o processo de reconhecimento e paralelo a isso estamos acompanhado com atenção o debate que acontece no Congresso”, disse Carlos Maneschy.

Iara Malta – Ascom Andifes

Taylormade 2012 TMX STAFF BAG
watch game of thrones online free such as cardigans

On Which Finger Do You Wear an Eternity Ring
free games online We eyeing neutral bags that move from month to month with ease

The Met Gala 2014 honor roll of fashion
games online where to get the finest drrcor

Christmas With a Capital C movie receives about the same grade
vintage wedding dresses While the timing of Prada’s IPO was less than fortunate

The Making of a Mogul Through Dance
cheap flights long denim skirts

Fifth Pacific Companies Management Discusses Q2 2012 Results
forever 21 BIG SAVER IN BIG STORES

The History of Fashion Trends With Fur Stoles in France
ballkleider She can stop a bullet

what are your fashion turn
cool math games excellent traditional western bonus newport mesa hotel

Compartilhar