Proquali: Programa de estímulo à pós-graduação é lançado na UFMA

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como meta elevar a qualidade dos programas de pós-graduação oferecidos pela UFMA até 2016

SÃO LUÍS – “Não basta crescer, é preciso crescer com qualidade”: com estas palavras o Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, abriu, sexta-feira (7), no Auditório Central da UFMA, a solenidade de implantação do projeto Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Proquali. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como meta elevar a qualidade dos programas de pós-graduação oferecidos pela UFMA até 2016.

Participaram da mesa de abertura o secretário-adjunto de Estado de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra; a presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Fapema), Rosane Guerra; o professor da Universidade Federal Rural do Pernambuco, Emidio Cantídio; pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Fernando Carvalho Silva e o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

No encontro, o reitor da UFMA explicou que a criação do Proquali se deu pela preocupação da Administração Superior da Instituição de adequar a UFMA ao novo cenário que o Ensino Superior vislumbra no Brasil. Para Natalino, as iniciativas do Governo Federal estão aumentando o número de programas de pós-graduações, e também a oferta de editais de financiamento à pesquisa, que necessitam de uma nova reestrutura nas universidades.

Além disso, o reitor enfatizou como fruto das boas iniciativas da UFMA a última avaliação do Ministério da Educação que atribuiu a nota 4 à UFMA. “É um programa que visa dar sustentabilidade ao crescimento vertiginoso da UFMA e também a consolidação na busca de um padrão de qualidade”, destacou.

Outra função do Proquali é atender ao crescimento da UFMA que ocorre no continente, com o acolhimento de novos docentes e alunos. Com o aumento do número de pessoas envolvidas no ambiente acadêmico surge a necessidade também de ampliar as estruturas físicas. “Precisamos atender aos novos professores e alunos que chegam aos programas de pós-graduação no continente com as solicitações de laboratórios”, ressaltou.

O que é o projeto?

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho, um dos que compõe a elaboração do Proquali, explica que a iniciativa visa dar respostas às principais demandas na Pós-Graduação que envolvem o financiamento de pesquisas e manutenção de equipamento de laboratório, além da contratação de novos técnicos administrativos. O Proquali também busca dar reconhecimento aos pesquisadores que tiverem seus trabalhos publicados em periódicos de elevado conceito, por meio de auxílios financeiros. Para Fernando, com este conjunto de ações será possível aumentar a qualidade dos programas oferecidos pela instituição. “Não é um projeto de uma gestão apenas, mas sim uma política para dar resultados a instituição ao longo prazo, independente de gestões. A nossa meta é elevar 50% dos programas de pós-graduação que têm atualmente o conceito 3 para 4. Assim como também 50% dos que estão com o conceito 4 para a 5 ”, afirma.

Ascom UFMA

 

Cleaning your silver wire is very
free games online ideas bedazzle make your own t

How to Shrink a Fitted Baseball Cap
games online arlington virginia property

Police Jackets that Meet Your Needs
vintage wedding dresses United Nude Mono Jane wedges in beige are versatile

Amish Coffee Cake and Chocolate Chip Date Cake
cheapest flights The question is

5 Awful Life Lessons Learned During a Spicy Food Challenge
onlinegames I would be comfortable placing a

The Gap Comments on Denim Performance
games A second large plastic bag can be used as an emergency poncho

Understand How a Sail Works
kleider it does work on high heels

5 Ways Marijuana Has Changed Since You Were in High School
ballkleider with hot breakfast items