Prova Brasil: Inep disponibiliza desempenho das escolas públicas

Os boletins de desempenho das escolas que participaram da Prova Brasil em 2009 estão disponíveis a partir desta quarta-feira no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Na edição foram avaliadas cerca de 60 mil escolas públicas de 4ª e 8ª séries

Os boletins trazem informações sobre o número de participantes, médias em língua portuguesa e matemática, distribuição dos alunos nas faixas de proficiência, e evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também apresentam indicadores educacionais como taxa de aprovação, médias de hora-aula e docentes com curso superior.

Os dados já consolidados da última edição da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos, também podem ser consultados. Participam desta prova todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) e no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental da rede pública.

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. De 7 a 18 de novembro ocorre mais uma edição da avaliação.