Publicação inédita da Residência de Psicologia Hospitalar da UFJF tem lançamento no dia 28

“Psicologia Hospitalar e da Saúde: consolidando práticas e saberes na residência” é o título de uma inédita publicação que reúne nove artigos produzidos por pessoas envolvidas no Programa de Residência na área do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora:ex-residentes, preceptores (orientadores), assistente social, médicos, psicólogos e docentes. O livro, organizado por Maria Stella Tavares Filgueiras, Fernanda Deotti Rodrigues e Tânia Mara Silva Benfica, será lançado nesta sexta-feira, 28 de maio, às 19 horas, no Museu de Arte Murilo Mendes, com chancela da Editora Vozes.

 

A obra foi concebida pela psicóloga e professora Maria Stella Tavares Filgueiras, por ocasião de sua aposentadoria na UFJF, em 2009. A sua ideia foi registrar o percurso histórico do programa de Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde do HU, iniciado em 2004, sob a sua coordenação.

Segundo ela, este legado é uma forma de valorizar a produção acadêmica, a partir das práticas vivenciadas pelos ex-residentes e colegas docentes, que inauguraram com ela a trajetória do programa, demarcando um território profícuo para a aplicação prática do conhecimento na área. 

 

Em seu texto de apresentação, a organizadora deixa claro que a criação e amadurecimento do Programa de Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde do HU/UFJF mudou o panorama da saúde pública não somente em nível institucional, como local e regional, trazendo contribuições indiscutíveis na esfera acadêmica, mas sobretudo no cuidado e atenção ao usuário.       

 

De acordo com Gabriela Guerra, ex-residente, autora de dois artigos do livro e psicóloga no HU, o livro pode se tornar uma referência no segmento da saúde pública, com enfoque nos estudos e pesquisas desenvolvidos sob a ótica da psicologia hospitalar e da saúde, dada a importância conteudística dos temas abordados .