Publicada portaria do Prêmio Capes de Teses 2009

Publicada portaria do Prêmio Capes de Teses 2009

Foi publicada dia 30 no Diário Oficial da União, a Portaria 152, que trata da edição de 2009 dos Prêmios Capes de Teses. O Prêmio será outorgado para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento, depositada no banco de teses e aprovada em 2008 nos cursos adimplentes e reconhecidos pelo MEC.

A premiação consiste em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, segundo as normas de seus programas regulares; e distinções a serem outorgadas ao programa em que foi defendida a tese e ao co-orientador da tese.

Grande Prêmio

O Grande Prêmio Capes de Teses será outorgado para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e na área de Ensino de Ciências.

Nesta quarta edição serão dadas as seguintes denominações aos Grandes Prêmios: Grande Prêmio Capes de Teses José Leite Lopes, para o conjunto das grandes áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Grande Prêmio Capes de Teses Lucio Costa, para Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes; e Grande Prêmio Capes de Teses Carlos Chagas, para Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.

O Grande Prêmio de Teses consistirá em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, segundo as normas de seus programas regulares; e distinções a serem outorgadas ao programa em que foi defendida a tese e ao co-orientador da tese.

O prazo para usufruto das bolsas do Prêmio e do Grande Prêmio Capes de Teses é de dois anos, improrrogáveis, a contar da data de divulgação oficial do resultado da premiação.

Seleção

A Capes divulgará posteriormente o calendário para as inscrições das teses, o processo de seleção e a entrega dos prêmios. O processo de seleção se inicia no programa de pós-graduação, que indica uma tese defendida no ano de 2008, que atenda aos requisitos do prêmio, e encaminha-a em formato eletrônico. Cada programa de doutorado pode indicar apenas uma tese para o concurso.

Capes

Compartilhar