Rádio Web da UFPA inicia transmissões em caráter experimental

Rádio Web da UFPA inicia transmissões em caráter experimental

A partir das 10 da manhã desta terça-feira, 27, a Rádio Web UFPA iniciará suas transmissões em caráter experimental. A programação inicial será voltada para as atividades do Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Belém entre os dias 27 e 1º de Fevereiro. Entrevistas, informes sobre Fórum, notícias e programação musical farão parte das transmissões da Rádio, que poderá ser acessada pelo site www.radio.ufpa.br ou pelo banner disponibilizado nesta terça-feira, pela manhã, no portal da UFPA (no lado superior direito da página).

O Reitor da UFPA, Prof.Alex Fiúza de Mello, e a Vice-Reitora, Profa Regina Feio, são os entrevistados da Rádio, a partir das 10h da manhã. Durante o dia, outros convidados passarão pelos microfones da rádio, abordando temas voltados ao FSM e à UFPA.

Em atual fase de experimentação, a Rádio WEB nasceu com a finalidade de divulgar a produção científica e acadêmica à comunidade universitária. Durante o Fórum Social Mundial, a Rádio funcionará a partir das 10h do dia 27 de janeiro até meia-noite do 1º de Fevereiro e terá a sua programação voltada às demandas do FSM. Após o Fórum, a Rádio WEB continuará a funcionar em caráter experimental, mas sua programação definitiva só deve estar disponível a partir de maio. "Teremos música e informes durante os primeiros meses. O objetivo é adequar a programação e a equipe que, atualmente, é formada somente por alunos do curso de comunicação e voluntários", explica Profa Luciana Miranda, da Faculdade de Comunicação (FACOM), coordenadora da Rádio e idealizadora do projeto.

Com o slogan "Rádio WEB UFPA: divulgando conhecimento", o Projeto de Rádio foi desenvolvido com o apoio de professores e alunos do curso, além de diversos órgãos da UFPA. A Rádio funcionará como um instrumento pedagógico de socialização do conhecimento produzido na instituição e, a partir de maio, irá atuar também como um "banco de dados", com uma proposta diferenciada de rádio. Enquanto nas rádios tradicionais a informação ou notícia possui caráter transitório, as rádios na web possibilitam ao público acessar várias vezes um material já divulgado. Desta forma, o usuário (professores e alunos de qualquer instituição ou demais interessados) poderá acessar as informações veiculadas, ouví-las novamente ou "baixá-las", armazenando-as em seu computador para uso futuro ou imediato. Os programas, sobre as mais diversas temáticas poderão ser ouvidos colocando-se "palavras-chave" no Site da Rádio, como "aquecimento global" ou "literatura comparada".

Desde 2006, a UFPA vem investindo em equipamentos e na reforma de espaços para abrigar o Projeto e garantir a viabilização da Rádio. Durante as comemorações dos 50 anos da Universidade, alunos de comunicação produziram uma série de programas radiofônicos experimentais, que podem ser ouvidos no site dos 50 anos da UFPA. Atualmente, o projeto conta com a colaboração de alunos de diferentes períodos do curso de Comunicação, que trabalham tanto na idealização quanto na execução de novos formatos radiofônicos.

A programação da Rádio WEB, que deverá ser implementada a partir de maio, vem sendo delineada através das seguintes propostas de programas próprios: "UFPA e Comunidade", voltado para os projetos de extensão; "UFPA Debate", em que pesquisadores e demais representantes da comunidade acadêmica e da sociedade em geral opinam sobre temas contemporâneos; "UFPA Pesquisa", divulgando as pesquisas desenvolvidas na instituição; "UFPA Ensino", no qual temas relacionados à graduação e à pós-graduação serão debatidos; e "Acontece na UFPA", que consiste num informativo diário voltado para divulgação de eventos científicos e outras atividades de interesse da comunidade acadêmica. Além destes, a Rádio pretende veicular programas de outras instituições de ensino e gradativamente ir ampliando sua produção própria.

Junto ao Projeto da Rádio WEB, um Grupo de Estudos e Pesquisa em Rádio, coordenado pela Profa Luciana Miranda, discute sobre novos formatos de programação. Iniciado em 2006, o Grupo envolveu professores e alunos de comunicação em torno de discussões sobre programação e história do rádio paraense, entre outros. Atualmente, o Grupo está de férias, mas irá retornar suas atividades no início do período letivo. O grupo se reúne todas as quintas, a partir das 14:30h, no Instituto de Letras e Comunicação (ILC). Quem se interessar pelo tema pode acessar o site www.oparanasondasdoradio.ufpa.br.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3201.7768 ou pelo e-mail radioufpa@yahoo.com.br

Texto: Andréa Mota Assessoria de Comunicação da UFPA

Compartilhar