Recepção dos calouros: UFGD reforça a mensagem “Trote é Crime”

Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados são orientados todos os anos a não realizar trote com os calouros. Para recepcionar os novos acadêmicos, a instituição realiza atividades culturais. É assim que a UFGD quer receber todos e todas: com ações de integração, que valorizem e respeitem cada indivíduo que vem compor a comunidade acadêmica.

Centros acadêmicos, grupos de pesquisa ou de extensão, estudantes dos últimos anos também podem realizar atividades de recepções dos calouros, desde que mantendo a característica central de qualquer boas-vindas: o respeito por quem está chegando na UFGD.

Um exemplo é a atividade realizada na noite de segunda-feira, dia 6 de maio, pelo Centro Acadêmico de História e a coordenação do curso, que vão receber os estudantes com música e atrações culturais. Também são ações exemplares a de alguns grupos de PET, que pedem que os calouros arrecadem materiais para doação, como roupas e alimentos não-perecíveis.

A sugestão é os veteranos organizem reuniões festivas, atividades de apresentação dos professores e alunos veteranos, ou uma visita aos laboratórios e salas de aula. Nessas atividades também podem ser apresentados os grupos de pesquisa, extensão e ensino da faculdade.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD) já realiza uma atividade de recepção aos calouros e calouras, apresentando as estruturas da UFGD, projetos e atividades que beneficiam os estudantes da UFGD. A entrega dos kits aconteceria nesta terça e quarta-feira, mas foi adiada porque as camisetas ainda não foram entregues pela empresa licitada para confeccioná-las.

Outra atividade da PROAE, em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), é o show de recepção, que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 9 de maio. Será uma apresentação com as bandas Cara ou Coroa e Os Intratáveis, em frente à reitoria da Unidade 1, às 19h30.

Lembrando

A Universidade Federal da Grande Dourados não tem autoridade para impedir atividades que seus estudantes realizem fora da instituição. Para evitar trotes nas ruas da cidade de Dourados e em espaços públicos, a PROAE enviou ofício para as autoridades policiais, informando o período de início do ano letivo, e pedindo para que a Polícia Militar e a Guarda Municipal fiscalizem as ruas e façam cumprir a lei estadual que proíbe o trote.

Além de comunicar as autoridades policiais, a PROAE ainda realizou campanhas fora da universidade, com cartazes e outdoor informando a população de Dourados de que os trotes devem ser denunciados para a polícia no 190.

Atos como humilhar o aluno, pintar seu corpo, amarrar e outros métodos semelhantes de ridicularização são caracterizados como crime de injúria (artigo 140 do Código Penal). Cortar o cabelo do aluno contra sua vontade é crime de lesão corporal (artigo 129 do Código Penal). Obrigar o aluno a ingerir bebida alcoólica contra sua vontade tipifica o crime de constrangimento ilegal (artigo 146 do Código Penal).

Portaria da UFGD que proíbe o trote:

http://www.ufgd.edu.br/prograd/legislacao/portaria%20083-proibe-trote.pdf

Lei estadual contra o trote:

http://aacpdappls.net.ms.gov.br/appls/legislacao/secoge/govato.nsf/448b683bce4ca84704256c0b00651e9d/00a89b10a23531ce04256f660051bddf?OpenDocument

 

Ascom UFGD

 

Fashion Trend in the 1990s
watch game of thrones online free labor outfit to shapely patterns

Buy the Dip and Remarkable Reversals
online games of its revenues outside of North America

Maryland struggles with setback distances
vintage wedding dresses and added other fabrics such as satin for evening bags

2014 Shanghai Fashion Week Spring Summer unique wedding dresses in pink colour
cheap flights There are some good parts throughout it

Germany Ready To Legalize Medical Marijuana
forever21 thin bands of fabric that wrapped around the leg

Where to Buy Cheap Chandelier Earrings
free online games Add the scallops

A Critical Market Juncture Again
miniclip 2010 developments because of elegant reggae stylish

Deciding on the Suited Kids Jewellery To Sell
kleider 5 Tips to Finding the Perfect Wedding Shoes