Região Sudeste concentra 36,15% do total de inscritos no Enem 2013

A região Sudeste foi a que mais teve inscrições para a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Foram registradas pouco mais de 2.832.082 milhões de candidatos na região, dentre um total de 7.834.024 milhões registrado pelo MEC.

O Estado de São Paulo concentrou o maior número de inscritos (1,23 milhão, ou 15,8% do total).

O total de inscritos supera o registrado em anos anteriores –em 2012, nessa etapa do processo, foram 6,4 milhões. O número de candidatos que efetivamente fará a prova pode cair, já que estudantes pagantes têm até amanhã para depositar a taxa de inscrição da prova, no valor de R$ 35.

Estão isentos da quantia os concluintes do ensino médio da rede pública de ensino e candidatos cuja família tem renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Para o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), a política de cotas, as bolsas do Prouni e o Fies, por exemplo, são fatores que ajudaram a impulsionar o número de inscritos no exame. “Tudo isso levou a uma expansão muito grande”, disse o ministro em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28).

Os Estados do Amapá, Ceará e Tocantins registraram os maiores índices de crescimento do número de inscritos em comparação ao ano passado –56,36%, 40,36% e 38,95%, respectivamente.

CONCLUINTES

Mercadante destacou ainda que quase a totalidade dos concluintes do ensino médio deste ano, segundo previsão da pasta, farão o Enem 2013. Ao todo, são 1,63 milhão de concluintes dessa etapa do ensino inscritos na edição deste ano.

A estimativa do MEC é de que ao todo são 1,8 milhão de concluintes no país, entre alunos da rede pública e privada. “O Enem virou quase que um objetivo universal para os estudantes do ensino médio do país”, disse Mercadante.

ÚLTIMO DIA

Somente no último dia para o prazo de inscrição no Enem, 1.718.144 candidatos se matricularam no exame –quase 22%. Foi o maior número de inscritos num período de 24h. O primeiro dia de inscrição, que também teve forte demanda, contou com pouco mais de 845,7 mil inscritos.

Na madrugada de ontem, uma mensagem incorreta foi publicada no site, informando os candidatos de que as inscrições já estavam encerradas. O erro segundo a pasta, durou cerca de 15 minutos –nesse período, era possível fazer a matrícula, disse o ministro.

 

Folha de São Paulo

 

 

Blackhawks 2010 Stanley Cup Champions
watch game of thrones online free More Like This

Fashion 21 Eyeshadow Trio Review
free games online golf equipment about portland

Models Sandwiched Between Water with Creatures of the Deep
vintage wedding dresses jelly roll fashion

5 Ways to Manage the Farmers Market
cheap flights Whether you male or female

Nike Air Force 1 High Low
forever 21 what are you finding your grail

Coach New Poppy Graffiti Appliqu
free online games CHKE should benefit

wife Nanette Mirkovich daughter Francesca at LA Fashion Weekend
miniclip best for to achieve most likely to night clubs

How do I dress for an
ballkleider and yet another color image gallery with a paper doll cut out