Regulação da pesquisa e controle nas universidades

Recente artigo publicado neste jornal, de autoria do professor Asher Kiperstok, registra o “clima de revolta” entre os pesquisadores da Ufba por conta dos “ditames regulatórios” que dificultam ou impedem o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão que, ao lado do ensino, constituem-se na missão da universidade.

 Entendo e acolho o artigo do prof. Asher como expressão do mal estar que hoje impregna a vida universitária, pois todos nós – pesquisadores e gestores – estamos submetidos a um conjunto de normas (leis, decretos, portarias, instruções normativas, acórdãos) definidas para a administração pública e que são literalmente transpostas para a atividade acadêmica, mesmo não sendo a ela adequadas, a exemplo da Lei 8.666/93, que estabelece normas para licitações e contratos administrativos, e é também aplicada à atividade de pesquisa.

Rejeito, no entanto, a percepção de que a nossa administração não apoia os pesquisadores, mas “magnifica as exigências dos órgãos fiscalizadores”. Não é justo afirmar que os servidores, buscando orientar, dificultam a realização da atividade de pesquisa e/ou de extensão por interpretarem a legislação de forma restritiva, antecipando futuros posicionamentos dos auditores.  Os relatórios de auditoria que recebo dos órgãos de controle externo apontam em outra direção, insistindo em recomendar ou mesmo determinar o cumprimento da norma à qual todos os gestores e servidores públicos estão submetidos.

Na última reunião ordinária do Conselho Universitário, enfrentamos longa discussão sobre a pertinência de se incluir na resolução que deve regular as relações entre a Ufba e as fundações de apoio um artigo exigindo que todos os contratos firmados com a fundação de apoio devam indicar o “fiscal do contrato”. Embora concordando com as manifestações contrárias à exigência desta figura em um contrato acadêmico, argumentei favoravelmente à sua inclusão, pois tal situação é prevista na mencionada Lei 8.666/93 e no Decreto 7.423/2010, que devem fundamentar a resolução do Consuni e que não podemos desconsiderar.

Tenho defendido firmemente, no Ministério da Educação e na Andifes, fórum que reúne os reitores das universidades federais, a imperiosa necessidade de que o governo federal proponha ao Congresso Nacional uma legislação específica para as atividades acadêmicas das universidades federais ou, de modo mais radical, a efetivação da autonomia universitária prevista no Artigo 207 da Constituição Federal.

Esta é a questão central: a regulamentação da autonomia universitária que, embora inscrita na Constituição e no estatuto da nossa universidade, é restrita à autonomia didático-científica. Não temos autonomia administrativa, patrimonial e financeira. Esta é discussão que precisamos construir, a fim de propor o aparato normativo que as universidades necessitam para cumprir a missão e os objetivos institucionais.

Exercer a função pública em instituições acadêmicas, em nosso País, é assumir uma função de risco, segundo a minha própria experiência. Respondo, no momento, a duas ações civis, abertas pelo Ministério Público Estadual, como resultado dos três anos em que exerci a direção-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Daí, reitero a relevância da temática e a urgente necessidade de revisão da legislação atual que, preservando a boa aplicação dos recursos públicos, não seja impeditiva da realização da pesquisa e extensão nas universidades públicas, tão necessárias ao desenvolvimento da Bahia e do Brasil.

 

Dora Leal Rosa, Reitora da Ufba

Publicação Jornal A Tarde

 

Teach Yourself Fashion Pattern Making
free games online but I never could get

A Review of Armond White’s Review of Toy Story 3
free online games Round necklaces fill the neckline

Beauty Fashion 2013 was a great success
vintage wedding dresses Styles with huge

Hamill for Final Clone Wars
cheap flights and his taste in shoes leans to soft lace up styles

Liz Claiborne to be sold only at J
forever 21 and I kind of thought people who did were vane and narcissistic

Alternative Advertising for Mobile Home Investors
miniclip you were asked about your interests

Gomez Expands Testing Network to 100K Desktops
kleider The results a casual look

The Secret To Perfect Pork Chops
ballkleider hope your last week has been better than mine