Reitor da UFF: ‘Falta vontade política para federalizar faculdades’

Roberto Salles critica posição do Ministério da Educação, que é contra proposta de federalização de Gama Filho e UniverCidade

RIO – O reitor da UFF, Roberto Salles, reagiu nesta quarta-feira à posição do Ministério da Educação (MEC), que alega ser inconstitucional a proposta de federalizar a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), descredenciadas nesta terça pelo governo federal. Segundo Salles, “falta vontade política” para resolver a crise nas duas instituições, geridas pelo grupo Galileo Educacional.

Na noite desta terça, reitores das instituições federais de ensino superior do Rio (UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet-RJ) emitiram uma nota propondo a federalização. Mas o MEC descarta a hipótese, uma vez que os professores das instituições não fizeram concurso público e os alunos não prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quarta, o ministério divulgou uma nota criticando a ideia sugerida pelos gestores das federais do Rio.

De acordo com o reitor da UFF, a ideia era de que uma nova instituição federal fosse criada a partir das estruturas já existentes, com personalidade própria. Professores da UGF e da UniverCidade teriam contrato temporário, até que a abertura de concursos públicos os absorvesse. Segundo ele, grande parte das universidades federais teve origem da federalização de faculdades privadas. A própria UFF, segundo ele, foi fruto da união de cinco instituições privadas:

– Como reitores do estado do Rio, queremos participar da discussão no nosso quintal de casa. Nossos políticos têm que se movimentar. Essa é uma decisão mais política do que técnica. Cabe a nossos deputados e senadores sairem de Búzios agora para enfrentar essa situação. Falta vontade política para federalizar. Talvez também nosso ministro (Aloizio Mercadante) e a própria presidente (Dilma) não tenham uma boa assessoria jurídica – alfinetou o gestor da UFF.

Para a situação dos alunos, Salles sugeriu ainda a abertura de editais para transferência, semelhantes aos processos seletivos de transferência externa das universidades públicas. Neste caso, o reitor reconheceu que parte dos alunos das instituições descredenciadas pode não conseguir as vagas.

Em seu site, a Associação Docente Gama Filho (ADGF) rechaçou os argumentos do MEC e afirmou que a proposta das federais do Rio é constitucional. A ADGF citou como exemplo o caso da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), criada em 2005, após a crise da Urcamp, uma instituição privada:

“Inexiste dispositivo constitucional contrário a contratação provisória de funcionários pelo Estado brasileiro. Senão, no caso das universidades federais, não haveria a possibilidade dos professores substitutos”, dizia a nota.

Cefet-RJ reivindica virar universidade

Outra ideia em cogitação é o MEC aproveitar as estruturas já existentes da Gama Filho e UniverCidade e vinculá-las ao Cefet-RJ, que há dez anos nutre o desejo de ser elevado à categoria de universidade. Hoje, a instituição federal mantém uma escola técnica de ensino médio, além de oferecer cursos de graduação em diversas áreas de engenharia, informática, gestão ambiental e turismo.

De acordo com o diretor-geral do Cefet-RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves, a instituição protocolou em 2007 o pedido de status universitário.

– Nós já somos uma universidade de fato, mas não de direito. Não falta nada para sermos uma universidade. Mas se o Cefet abranger as estruturas da Gama Filho e UniverCidade, teremos condições de oferecer cursos em todas as áreas do conhecimento, de biomédicas a humanas – explica.

Leonardo Vieira – O Globo

The History of Gym Wear
watch game of thrones online free upper 5 nyfw clean automatically chooses with an autumn forget

Making It On The CW
free games online Pick a high heel when looking to flatter your feet

SELL BNWT Levi’s Commuter jacket in Olive
cheap bridesmaid dresses I’m talking about the big liars

Fifth Pacific Companies Management Discusses Q2 2012 Results
cheapest flights one has to wonder what exactly June has in store

The Naked Truth about Anorexia and Models in Italy
jeu gratuit a stunning cocktail dress and those fabulous pair of boots or shoes

Why How to Wear Pink
kleider Spicy Pecan Roll with Eggnog Ice Cream Recipe

Building rapport key to strong workplace relationships
ballkleider Logos it is not a new style

Unique Beach Wedding Dresses That Make You Look Stunning
cool math MBT shoes are not your normal type of footwear