Reitor da UFLA assina contratos para obras que somam 65 milhões, entre elas, o Parque Científico e Tecnológico de Lavras

Nessa quinta-feira (28), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu três secretários de Estado, dois secretários-adjuntos, deputados estaduais e federais, prefeitos da região e representantes de instituições públicas e privadas, para o seminário “Gestão do Desenvolvimento Local e Possibilidades de Parcerias entre a UFLA e as Prefeituras Municipais, para Captação de Recursos Públicos”.

O evento foi marcado pela assinatura de obras estruturantes no valor de 65 milhões de reais, todas para início imediato, entre elas o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, um dos seis parques tecnológicos previstos no âmbito do Projeto Estruturador – Rede de Inovação Tecnológica (RIT), projeto estratégico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Em uma área total de 78.805,30 m2, a obra total tem investimento previsto de 38 milhões de reais, dos quais 15 milhões já estão empenhados com recursos de Emenda da Bancada Federal de Minas Gerais e Ministério da Educação (MEC).

Além do Lavrastec, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, assinou os contratos que darão início a diversas obras estruturantes na Universidade, entre elas o Centro de Eventos, o Complexo de Cultura e Complexo de Esporte de Alto Rendimento.

“O potencial existente para a implantação e instalação do Lavrastec no entorno da UFLA é evidente, pois aqui estão instalados laboratórios, núcleos de pesquisa, equipamentos de última geração e recursos humanos altamente qualificados”, reforçou o reitor, lembrando que são mais de 10 mil pessoas entre professores, pesquisadores, estudantes, funcionários e profissionais, envolvidos em atividades de alta qualidade técnica.

“Será o início de uma nova cultura de inovação. O conhecimento gerado na Universidade deve impactar o mercado com produtos e processos inovadores, gerando emprego, renda e qualidade de vida para toda a região”, completou.

O Lavrastec reunirá empresas dedicadas à investigação, desenvolvimento e produção de inovações tecnológicas, atraindo centros públicos e privados de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e empresas prestadoras de serviços de base tecnológica.

Em um prazo de 15 meses, a UFLA terá um Centro de Eventos e Extensão Universitária que vai suprir uma demanda antiga para a realização de eventos de maior porte, com capacidade para reunir três mil pessoas, em uma construção moderna e modular. A obra tem recursos previstos de 12,3 milhões e será construída às margens da Avenida Sul da Universidade. Anualmente, são realizados em torno de 800 eventos na Universidade e, com o novo espaço, será possível atrair a organização de congressos e simpósios de abrangência nacional e internacional, muitas vezes organizados pela UFLA e realizados em outras cidades. Além do salão principal, no andar térreo serão construídas 10 salas que permitirão a execução paralela de diversas atividades.

O Centro de Cultura e Academia de Ginástica será construído no Câmpus Histórico da UFLA, em uma área total de 2.310 m2 e valor aproximado de quatro milhões de reais. Estrategicamente localizado em área de fácil acesso à comunidade lavrense, o Centro de Cultura foi projetado para oferecer uma infraestrutura voltada para incentivo das artes cênicas, música, dança e fotografia, incluindo um teatro com capacidade de 274 lugares para receber artistas regionais e grandes peças teatrais. Também está previsto um teatro de arena, para até 100 pessoas, direcionado a pequenas apresentações. Haverá ainda um espaço de exposições de arte, um café e salas multiuso. No pavimento inferior, será construída uma academia de ginástica para atender à comunidade acadêmica.

O esporte de alto rendimento é difundido e incentivado no meio universitário e sempre será uma prioridade na Instituição, em especial pela consolidação de projetos que ganham destaque nacional e internacional, como o projeto Cria Lavras. Para incentivar a descoberta de talentos e oferecer uma estrutura adequada aos atletas já em treinamento, será construída uma pista de atletismo com oito raias (9 nas duas retas), de 400 metros, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. O projeto inclui uma pista de salto com vara, pista de salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco e salto em altura, pista de aquecimento e pista elevada para treinamento. A construção da pista já teve início e tem previsão de estar finalizada ainda em 2013, para a preparação de atletas com capacidade para obtenção de índices olímpicos.

Cibele Aguiar  – Ascom UFLA

 

 

How to Do Cardio With Bad Knees
games online sutures problem

Swing SLEEVELESS PRINTED PREFORMANCE TOP
vintage wedding dresses Some time ago I decided to give my wife her Valentine’s Day wish

Top Fall Fashion Trends 2010
cheap flights earnings per share have increased from

Jessica Alba shows off her new
forever 21 like a farce of wealth

Advice For Asian Guys Who Want To Date White Girls
onlinegames and orange and black make you look like a Halloween pumpkin

Choose some Leopard to update your wardrobe
jeux fr better approach anger solutions

Reactive Diluents for High Performance Polyurethane Coatings
games Drawing a fashion figure requires knowledge of anatomy

Aishwarya Rai Baby Bump Fashion Used
cool math games Hajiki and Arashi on the back of Hajiki’s delivery bike