Reitor da UFMA e Presidente da EBSERH inauguram o Datacenter Container

O Datacenter Contêiner é uma solução que permite a implantação de toda infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação de servidores, armazenamento e de equipamentos que dão suporte para o Aplicativo de Gestão (AGHU) do HUUFMA

SÃO LUIS – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) inauguraram, nesta sexta-feira (17), o Datacenter Container, nas dependências do HUUFMA. O Hospital Universitário da UFMA é o sexto do Brasil a inaugurar o equipamento, que custou R$ 2 milhões. Além do HUUFMA, outros estados brasileiros foram contemplados pelo equipamento como, Ceará, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

Na ocasião estiveram presentes no descerramento da placa, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Newton Lima, o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da EBSERH, Cristiano Cabral, a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages, e o chefe do setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HUUFMA, Anilton Bezerra Maia.

O Datacenter Container é um equipamento que configura como uma solução na implantação de toda a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) de servidores, armazenamento e demais equipamentos que darão suporte para o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), além dos demais sistemas administrativos e outros do hospital. O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, ressaltou que o equipamento implantado no HUUFMA é de alta tecnologia e garantirá, de forma adequada e segura, informações de usuários e servidores do hospital. “O Datacenter é um sistema inovador, dotado de um sistema cem por cento seguro, que objetiva proteger dados e informações de pacientes, caso ocorra pane no sistema do hospital”, destacou.

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Newton Lima, parabenizou a UFMA pala iniciativa inovadora e segura, para a manutenção e proteção de informações, que garantirá um funcionamento de vinte e quatro horas de todo o sistema operacional tecnológico de informação. Destacou também que o equipamento conta com um gerador de energia a diesel e um cabeamento de rede estruturada, além de outras funções de segurança. “A Universidade Federal do Maranhão tomou a decisão certa de fazer essa associação com a EBSERH, que é uma empresa cem por cento pública, e que se preocupa em cuidar do serviço público de saúde brasileiro. Estamos dando absoluta segurança ao reitor Natalino Salgado e a Superintendente Joyce Lages que o equipamento é seguro ”, destacou.

Já o chefe do setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HUUFMA, Anilton Bezerra Maia, destacou que o Datacenter é um equipamento de longa durabilidade que garante segurança da informação, alta disponibilidade e é tolerante a desastres, pois possui um controle de temperatura. Segundo ele, HUUFMA só tem a ganhar no que tange a segurança da informação. “É um passo muito largo, no sentido de guardar informação do paciente. Estamos avançando no ramo de sistema hospitalar”, finaliza.

O Datacenter Contêiner, é uma solução que permite a implantação de toda infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação de servidores, armazenamento e de equipamentos que dão suporte para o Aplicativo de Gestão (AGHU), além dos demais sistemas administrativos. O contêiner oferece um ambiente totalmente seguro com controle de acesso biométrico, e é à prova de incêndio, à prova d’água, tem cabeamento de rede estruturada, garantia de energia ininterrupta por meio de gerador de energia a diesel e ainda contará com monitoramento através de ar condicionado de precisão e telemetria, possibilitado o monitoramento remoto através de um núcleo de operações e controle de sede.

Sansão Hortegal
Assessoria de Comunicação da UFMA