Reitor da UFPE e prefeito do Recife se reúnem para debater parcerias

O reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, realizou uma visita ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio, na tarde da quarta-feira (18), para discutir parcerias entre a Universidade e da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em busca de soluções para problemas da cidade e da UFPE. Também participaram da comitiva da UFPE a vice-reitora, Florisbela Campos, a chefe de gabinete, Lenita Almeida, e o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos, Paulo Goes, além do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Jeronymo José Libonati, e dos professores Oswaldo Lima Neto, Maurício Andrade e Leonardo Meira, do Departamento de Engenharia Civil.

Na reunião, o reitor reafirmou a disposição da Universidade em apoiar a PCR em áreas como a mobilidade nos morros e a criação do Instituto de Gestão de Políticas Públicas da UFPE. Já a vice-reitora destacou a interface de algumas áreas da UFPE com serviços básicos da prefeitura. “A Universidade é parceira da cidade”, ressaltou. A chefe de gabinete enumerou algumas demandas da UFPE, como a requalificação das barracas no entorno do Campus Recife, a pavimentação da Rua Costa Sepúlveda (que fica ao lado da Reitoria e serve como alternativa à BR-101), a iluminação do entorno do campus e a retirada de animais de grande porte, como cavalos, da Cidade Universitária.

O pró-reitor para Assuntos Acadêmicos pediu a criação de um grupo de trabalho para tratar do Centro Integrado de Saúde (CIS), que funciona como Unidade de Referência em Práticas Integrativas, como Programa de Extensão da UFPE e como Núcleo Comunitário de Cultura, Comunicação e Saúde. O CIS é fruto de uma parceria entre a UFPE e a Secretaria Municipal de Saúde do Recife. O prefeito destacou o papel fundamental da UFPE na formação de capital humano e disse que o intercâmbio deve ser permanente. “Precisamos somar esforços para o que a população precisa e espera”, defendeu.