Reitor da UFU integra Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Órgão define políticas de desenvolvimento científico e tecnológico no país. Mandato, como representante da comunidade científica nacional, é de dois anos.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen, foi nomeado integrante do Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O mandato, como representante da comunidade científica nacional, é de dois anos.

“Trata-se de um reconhecimento, da importância de instituições como a UFU, na área de pós-graduação da pesquisa brasileira. Tenho muito orgulho de poder representar a UFU no desenvolvimento científico e tecnológico do país”, ressaltou ele.

O Conselho Deliberativo (CD) é uma comunidade que formula propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, aprecia a programação orçamentária e defini critérios orientadores das ações da entidade. O conselho também aprova normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

O conselho é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente da instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.

Fonte: G1.com